Presidente do Metrô visita obras da Linha 17-Ouro e promete mais funcionários

Vista do Aeroporto de Congonhas de dentro da estação da Linha 17-Ouro (CMSP)

A Linha 17-Ouro deve ter obras mais visíveis em breve, à medida que a força de trabalho seja ampliada, explicou Julio Castiglioni, presidente do Metrô de São Paulo.

A promessa foi feita após uma visita aos canteiros, detalhada em um post em rede social feito pelo executivo, que assumiu o cargo há cerca de um ano,

“O desafio ainda é bem grande, mas foi muito bom visitar a retomada das obras da Linha 17-Ouro do Metrô de São Paulo na última semana. Um dos pontos altos será a futura estação Congonhas. Tive a chance de já entrar no túnel que vai ligar a estação ao aeroporto, passando sob a avenida Washington Luís”, disse Castiglioni.

A visita do presidente da companhia incluiu não apenas a estação que atenderá o aeroporto, mas também Campo Belo, oude haverá a integração com a Linha 5-Lilás, e o pátio Água Espraiada.

A implantação da Linha 17-Ouro, de monotrilho, é a mais longa já realizada pelo Metrô. O projeto foi licitado no começo da década passada e as obras tiveram início em abril de 2012, portanto, há quase 12 anos.

A previsão atual é que a “fase prioritária”, com oito estações, seja aberta no primeio semestre de 2026.

Estrutura do track-switch (CMSP)

Trem a caminho em breve

“A força de trabalho segue crescendo. As obras civis de acabamento das estações e do Pátio Água Espraiada, assim como a implantação de sistemas, chegou ao patamar de 700 pessoas envolvidas em janeiro”, disse o presidente, informação que já havia sido antecipada por este site.

“A população vai poder ver quando os trabalhos estiverem mais externos, principalmente na avenida Roberto Marinho. Em paralelo, acontece a instalação de sistemas, como escadas rolantes e elevadores na estação Morumbi, por exemplo”, acrescentou.

Julio Castiglioni (quarto da direita para a esquerda) e funcionários do Metrô e das empresas contratadas (CMSP)

As imagens publicadas mostram trabalhos ocorrendo nas estações e, sobretudo, no pátio, onde além da Agis, responsável pela obra civil, a BYD Skyrail está em processo de montagem dos aparelhos de mudança de via.

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Conforme o site deu em primeira mão, o primeiro trem da Linha 17 deverá chegar ao Brasil até junho deste ano.

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