Prestes a repassar Linha 7, CPTM planeja melhorar operação do ramal

Trem da Linha 7 em Francisco Morato (Jean Carlos)

Após repassar as linhas 8 e 9 para a iniciativa privada, a CPTM deverá perder mais um ramal assim que a licitação do Trem Intercidades (TIC) for realizada neste ano. Apesar disso, a companhia de trens metropolitanos ainda mantém planos de melhorias para a Linha 7-Rubi, que será incluída no pacote da nova concessão.

Segundo um documento interno da CPTM que circula em redes sociais desde a semana passada, a empresa pretende aprimorar o serviço da Linha 7 durante 2022. Entre as ações estão a redução do tempo de viagem entre Jundiaí e Brás de 85 para 75 minutos, ou seja, um ganho de 10 minutos no total (quase 12% a menos).

Outra meta é reduzir a necessidade de baldeação dos passageiros na estação Francisco Morato, o que geralmente causa desconforto aos usuários. Para isso, a CPTM cita alterações nos “loopings”, viagens internas no trecho.

Já a redução do tempo de viagem não é detalhado na apresentação, mas deve se concentrar em melhorias pontuais na infraestrutura em gargalos existentes.

A CPTM já havia feito algo nesse sentido em 2020 quando refez um trecho de trilhos entre Campo Limpo Paulista e Várzea Paulista impedia que trens pudessem atingir 70 km/h. Somente isso representou uma redução de 2 minutos no tempo de viagem.

CPTM pretende reduzir tempo de viagem na Linha 7 em 10 minutos (Jean Carlos)

Edital de concessão prometido para março

As melhorias, caso sejam de fato implementadas, terão um efeito parcial na Linha 7-Rubi já que o ramal faz parte do pacote de concessão do Trem Intercidades Eixo Norte (TIC), que também inclui o serviço Trem Metropolitano (TIM).

Nas mãos da iniciativa privada, a Linha 7 deixará de seguir até Brás, parando em Palmeiras-Barra Funda, e na outra ponta terminará sua viagem em Francisco Morato. Dali os passageiros que quiserem seguir até Jundiaí deverão tomar o Trem Intermetropolitano, que também atenderá as cidades de Louveira, Vinhedo, Valinhos e Campinas.

Segundo o governador João Doria, o edital de concessão será publicado no mês de março, o que permitiria que a sessão pública de recebimento de propostas ocorresse em meados deste ano, e a assinatura, ainda em 2022.

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