Plataforma da estação Santa Cruz da Linha 5: primeira “visita” de um trem em testes (CMSP)

Às vésperas de inaugurar mais uma estação na Linha 5-Lilás e também do leilão de concessão à iniciativa privada (no próximo dia 19), o Metrô enfim levou uma composição em testes até a estação Santa Cruz, segundo relatos de envolvidos postados em redes sociais.

Ainda não se sabe quando essa viagem de teste ocorreu de fato, mas tudo leva a crer que é um evento recente. Um vídeo postado no Facebook no sábado (13) mostra um trem percorrendo o trecho entre as estações Eucaliptos e Moema (veja abaixo), comprovando que as vias estão energizadas e com sistemas de sinalização e comunicação. No diálogo ouvido na gravação, é possível perceber que um dos presentes diz a outro para seguir após Moema mas em velocidade reduzida (40 km/h).

Na rápida passagem por Moema nota-se as tubulações de ventilação e exaustão da plataforma ainda desmontada assim como escadas rolantes. As portas de plataforma só serão instaladas numa segunda etapa.

Nesta terça-feira (16) um novo vídeo, agora na plataforma de Santa Cruz, mostra um trem da Frota F (que está fora de serviço no momento) chegando à estação.

Apesar do marco histórico por assim dizer, a constatação que apenas agora houve um teste desse tipo faz crer que a expansão da Linha 5 está mais atrasada do que diz o governo do estado. Na previsão mais recente, a estação Eucaliptos seria aberta neste mês, algo já descartado extraoficialmente, segundo apurou o blog.

Da mesma forma, a promessa de abrir Moema (a mais atrasada desse trecho), AACD-Servidor e Hospital São Paulo em fevereiro também passou a ser pouco provável, na avaliação deste site. Isso porque apenas agora serão realizados os testes vitais para que a operação seja possível de forma assistida. Além disso, é nítido o atraso na finalização das duas estações localizadas no bairro de Moema.

Mesmo com mais essas postergações, ainda é viável pensar que a Linha 5 chegará à Chácara Klabin neste semestre e no próximo passará a funcionar em horário comercial.