Situações como portas abrindo do lado errado do trem motivam nova multa a ViaMobilidade

Trem da ViaMobilidade (Jean Carlos)

A ViaMobilidade recebeu mais uma multa da Secretaria dos Transportes Metropolitanos (STM), desta vez no valor de R$ 3,6 milhões, anunciou a pasta nesta quinta-feira (12). A razão é que a concessionária que opera as linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda voltou a apresentar episódios de falhas, entre elas a abertura de portas dos trens do lado oposto da plataforma, desrespeito à sinalização de via, além de outras questões mais burocráticas.

Os incidentes relativos à operação havim sido mostrados pelo site em ocasiões anteriores, mas não houve qualquer explicação sobre essas falhas. Somada à primeira multa, de R$ 4,3 milhões, aplicada em março, a ViaMobilidade Linhas 8 e 9 já soma quase R$ 8 milhões em penalidades – a empresa pode recorrer.

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Somadas, as duas multas equivalem a cerca de cinco dias de operação nos dois ramais já que a ViaMobilidade recebe R$ 2,84 por passageiro transportado – em abril foram embarcados 16,6 milhões de usuários nas linhas 8 e 9 somadas, embora parte deles tenha usado ambas e nesse caso não há acúmulo de receita.

Porta de trem aberta do lado oposto da plataforma (Redes sociais)

A ViaMobilidade assumiu as linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda da CPTM no dia 27 de janeiro deste ano, dentro de um contrato de concessão de 30 anos. A empresa terá de fazer um investimento bastante elevado nos dois ramais que inclui a compra de uma nova frota de trens, além de reformas e reconstrução de estações e pátios.

No entanto, o início da operação sob sua responsabilidade tem sido caótico, com falhas quase todos os dias e acidentes graves como o choque de um trem na estação Júlio Prestes e a morte de um funcionário de manutenção próximo da estação Pinheiros.

Em uma das respostas enviadas a STM, a ViaMobilidade alegou que parte dos trens recebidos da CPTM está sem a revisão F realizada. Porém, documentos do edital comprovam que todos os participantes da licitação de concessão tinham ciência da situação e que a responsabilidade pela execução da manutenção preventiva era atribuição da concessionária.

Companhia está há quase quatro meses à frente das linhas 8 e 9 (Jean Carlos)
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