A Linha 6-Laranja terá mais 5 km além dos 15,3 km atualmente em construção. É o que revelou o governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) nesta quarta-feira (31) durante a cerimônia de chegada do Tatuzão Sul à estação SESC Pompeia.
Segundo ele, serão implantadas mais seis estações, quatro após São Joaquim e outras duas após Brasilândia – ele não nomeu quais serão esses novos pontos de embarque, no entanto.
Quando foi concebida, a Linha 6 já previa extensões ao norte e ao sul, mas esta última sem ser incluída oficialmente na concessão. O Metrô, que concebeu o trajeto, acabou mudando de ideia e desenhando a Linha 16-Violeta para cobrir parte da Zona Leste.
Desde o governo passado já circulavam rumores sobre a expansão da Linha 6 e neste ano a própria Acciona confirmou ao governo que planeja investir em extensões.
Baseado em antigos mapas, o trecho sul poderia seguir destino a Linha 10-Turquesa onde ficaria a estação São Carlos. No entanto, essa hipótese colocaria em conflito o traçado da Linha 16, que está sendo projetado no momento.

Já o trecho norte deverá ir até a estação Bandeirantes, nas margens da rodovia. Para isso, entretanto, seria preciso construir quatro estações e não duas.
O governo do estado e a Acciona ainda estudam o projeto e suas alternativas para viabilizá-la. A ideia é aproveitar o ritmo de obras para ampliar o serviço e a oferta aos passageiros, mas não há prazo para que isso ocorra.
Tatuzão Norte deve chegar em João Paulo I em julho
Após o discurso realizado pelo governador, a tuneladora Maria Leopoldina rompeu a parede e chegou à estação SESC-Pompeia. O site teve a oportunidade de conferir a chegada do tatuzão que partiu do VSE Tietê e atravessou duas estações.

A máquina com cerca de 10,5 metros de diâmetro estava parada a uma distância pequena para romper a parede final, mas ficou estacionada para a cerimônia com o governador do estado.
Siga o MetrôCPTM nas redes: Facebook | LinkedIn | Youtube | Instagram | Twitter
A Linha 6-Laranja prossegue com o trabalho de duas tuneladoras em rotas opostas. A que está em SESC-Pompeia é preparada para escavação de solos argilosos, enquanto a segunda máquina é preparada para escavação em rochas.
A tuneladora norte atingiu a estação Freguesia o Ó e está se dirigindo para a estação João Paulo I onde deve chegar em meados de julho, afirmou a Acciona.
Colaborou Jean Carlos.