O governo do estado de São Paulo divulgou, por meio da Secretaria de Parcerias em Investimentos (SPI), o cronograma atualizado de concessões para todas as linhas do sistema metroferroviário, incluindo trechos futuros de metrô, trens metropolitanos e trens intercidades.
As informações foram divulgadas na 29º Semana de Tecnologia Metroferroviária promovida pela AEAMESP. A apresentação foi realizada pelo secretário executivo da SPI, André Isper Rodrigues Barnabé. Elencamos abaixo a ordem prevista para a concessão das linhas do sistema metroferroviário.

Siga o MetrôCPTM nas redes: Facebook | LinkedIn | Youtube | Instagram | Twitter
Trem Intercidades – Eixo Norte (Campinas)
O primeiro projeto na lista de parcerias público privadas é a concessão do Trem Intercidades e operação da Linha 7-Rubi da CPTM. A ideia é recapacitar o trecho de trens metropolitanos e implantar um novo serviço de viagens expressas ligando São Paulo, Jundiaí e Campinas.
O projeto tinha previsão de ser leiloado em novembro deste ano e ter o contrato assinado no começo de 2024. Porém, a SPI resolveu realizar mudanças no edital que tem previsão de serem publicadas neste mês.
Os investimentos totais seriam de R$ 12 bilhões mas foram reajustados para R$ 14 bilhões recentemente. A extensão total do projeto é de 101 km.

Linhas 11, 12 e 13 da CPTM
A porção leste das linhas de trens metropolitanos será alvo de concessão para o setor privado. Para além da operação e manutenção das três linhas, está previsto um investimento significativo na extensão da Linha 13-Jade para Bonsucesso, em Guarulhos.
Os estudos para a concessão já foram iniciados. A previsão é da realização da primeira audiência pública no segundo trimestre de 2024 e publicação do edital no segundo semestre. O leilão deverá ser realizado até o fim de 2024 com a assinatura do contrato prevista para o começo de 2025.
Serão 109 km de linhas repassadas para o setor privado com previsão de investimento de R$ 5,5 bilhões. A demanda atendida é de aproximadamente 1,1 milhão de passageiros por dia.

Linhas 10 e 14 da CPTM
A concessão da Linha 10-Turquesa representaria o fim da CPTM como operadora de trens metropolitanos. O investimento mais relevante desta concessão é a construção da nova Linha 14-Ônix que ligará Guarulhos ao ABC.
Os estudos desta concessão já foram iniciados e a previsão é que a primeira audiência pública ocorra no início de 2024. O edital, porém, deverá ser publicado apenas em 2025. O leilão e a assinatura do contrato deverão ocorrer no segundo e terceiro trimestres de 2025 respectivamente.
Serão 70 km de trilhos cedidos para a iniciativa privada com estimativa de investimentos de R$ 3,5 bilhões. O valor pode ser revisto uma vez que as projeções para a Linha 14-Ônix incluem o modal VLT. A quantidade de passageiros impactados será da ordem de 940 mil por dia.

Trem Intercidades – Eixo Oeste (Sorocaba)
O trem intercidades para Sorocaba foi priorizado e está na lista de próximos projetos do governo. A nova linha contempla o atendimento entre São Paulo, São Roque e Sorocaba com quatro estações.
Os estudos já foram iniciados para este novo TIC. A previsão de audiência pública é para o primeiro trimestre de 2025. O edital, leilão e contrato deverão ser realizados dos trimestres seguintes de forma que até o final de 2025 o contrato já esteja devidamente assinado.
Este é um projeto completamente novo com extensão de 94 km e investimentos da ordem de R$ 10 bilhões. Serão atendidos 50 mil passageiros todos os dias com viagens de até 60 minutos entre São Paulo e Sorocaba.

Metrô de São Paulo – Linhas atuais e futuras
O Metrô de São Paulo será concedido para a iniciativa privada. O projeto robusto inclui a participação da iniciativa privada nos trechos já operacionais das linhas 1-Azul e 3-Vermelha, além de participações nos investimentos de expansão da Linha 2-Verde e 15-Prata.
Para além da concessão das linhas atuais, projetos futuros como as linhas 19-Celeste e 20-Rosa estão no radar do governo. Trechos como o das Linhas 16-Violeta e 22-Marrom deverão ser apreciados no futuro conforme o amadurecimento dos projetos.
O cronograma da privatização do Metrô de São Paulo tem estudos previstos para o terceiro trimestre de 2023. A primeira audiência pública deverá ocorrer apenas no final de 2024.

A publicação do edital será realizada na primeira metade de 2025 com leilão previsto para a segunda metade de 2025. A assinatura do contrato deverá ser realizada na primeira metade de 2026, ainda no primeiro mandato do governador Tarcísio de Freitas.
Deverão ser concedidos 140 km de trilhos. Cerca de 54 estações novas serão construídas com investimento de aproximadamente R$ 25 bilhões. A quantidade de passageiros impactados será de 3,9 milhões.