O governador do estado, Tarcísio de Freitas (Republicanos), afirmou em entrevista coletiva nesta segunda-feira (8), que pretende conceder a Linha 10-Turquesa, da CPTM, ainda em 2025.
A concessão também incluirá a Linha 14-Ônix, ainda em projeto pela companhia de trens metropolitanos. A declaração foi dada em meio ao anúncio do lançamento da Estação ABC, parada que ocupará o local onde até 2006 existia a estação Pirelli, em Santo André.
“A gente quer ano que vem, iniciar ela ano que vem, fazer a concessão da Linha 10 com a Linha 14”, disse Tarcísio.
Siga o MetrôCPTM nas redes: WhatsApp | Facebook | LinkedIn | Youtube | Instagram | Twitter
A CPTM tem atualmente cinco ramais, mas deve repassar a Linha 7-Rubi à concessionária C2 Mobilidade Sobre Trilhos, que venceu o leilão do Trem Intercidades SP-Campinas.
Como o governo já leva à frente o plano de oferecer as linhas 11-Coral, 12-Safira e 13-Jade em uma concessão, restaria apenas a Linha 10-Turquesa nas mãos da operadora pública.
Ainda não está claro, contudo, se a gestão atual pretende incluir o TIC para a Baixada Santista no edital de concessão.

Ramal com 39 km de extensão
Tarcísio afirmou ainda que a construção da Estação ABC poderá ser incluída no edital de concessão caso o processo evolua até a conclusão do projeto básico.
Caso contrário, a CPTM deve levar o projeto à frente, disse o governador.
A Estação ABC será a conexão da Linha 10-Turquesa com a Linha 14-Ônix, uma ferrovia que fará parte de um grande arco que contornará a região metropolitana.
Em estudos recentes, a Linha 14 terá 39 km e 22 estações, indo de Bonsucesso, em Guarulhos, ao Jardim Irene, em Santo André.