
O shield duplo, conhecido popularmente como ‘Tatuzão’, retomará a escavação em direção a estação Santa Cruz nesta sexta-feira. O equipamento, que trabalha na expansão da Linha 5- Lilás, está parado entre as ruas Marselhesa e Botucatu após sair da futura estação Hospital São Paulo no dia 04 de setembro.
A previsão é que a tuneladora chegue a nova estação Santa Cruz em novembro, conforme previsto pelo blog. A expectativa é que os trabalhos neste trecho sejam concluídos entre junho e julho do ano que vem. Após chegar a conexão com a Linha 1-Azul, o tatuzão passará por um período de manutenção e só deve voltar ao trabalho em janeiro. Serão mais 1.200 metros até a estação Chácara Klabin, mais um período de pausa e a última etapa de escavação até o poço Dionísio da Costa.
Problemas pelo caminho
Enquanto o shield duplo (que abre um único túnel para passagem das duas vias de trens), a ‘Tarsila’, a tuneladora menor que escava na região do Campo Belo, causou um problema na esquina da Avenida Santo Amaro com a Rua Vieira de Morais. A concessionária responsável por ela precisou interditar duas faixas sentido centro da Santo Amaro para os trabalhos de reparação.
Não é a primeira vez que ela causa transtornos na superfície. No ano passado, um trecho da mesma avenida afundou após sua passagem, exigindo que parte dos moradores e comerciantes deixassem seus imóveis enquanto se monitorava possíveis problemas.
Apesar disso, a tuneladora deve ser a primeira a concluir sua escavação, chegando ao poço Bandeirantes no final do ano.
