TIC Sorocaba pode ter trens ‘push-pull’ ou de dois andares
Futura concessionária terá de encomendar 17 composições para operar serviço entre a capital e a cidade do interior

O segundo trem regional do estado de São Paulo pode ser um serviço diferente do que veremos no Trem Intercidades São Paulo-Campinas.
A Secretaria de Parcerias em Investimentos deixou os requerimentos de material rodante mais abertos a fim de permitir soluções inéditas no Brasil.
Isso significa na prática que o TIC Eixo Oeste (SP-Sorocaba) poderá utilizar trens de dois andares (double decker) e até mesmo modelos “push-pull”.
Esse tipo de trem circula sem necessidade de infraestrutura de alimentação elétrica, normalmente sendo equipado com locomotivas, daí o termo (empurra-puxa).
Trata-se de uma tecnologia comum em várias partes do mundo e, embora menos ecológica, permite um investimento menor no projeto.

Compatibilidade com rede ferroviária
A futura concessionária do TIC para Sorocaba terá de encomendar 17 novos trens para operar o serviço, que terá uma viagem expressa e talvez uma opção paradora.
As unidades deverão contar com passagem livre entre os carros (gangway), mas com portas e também não possuírem degraus.
Itens como lavabos, sistema multimídia, Wi-Fi, tomadas USB e de energia e ar-condicionado estão entre as exigências.
Para possibilitar que acesse toda a malha sobre trilhos herdada da CPTM as composições terão a bitola de 1.600 mm, tração elétrica de 3,0 kVcc (caso opte por essa tecnologia) e sistema de sinalização padronizado, neste caso o ETCS.
As informações sobre as opções de material rodante foram reveladas nos documentos do edital e que podem passar por modificações.
A vantagem dos trens de dois andares reside em necessitar de plataformas menores, mas são unidades pouco comuns entre os fabricantes.
Eu acho que é push pull com locomotivas elétricas, não?
Tem push-pull com diesel tbem. Dá uma olhada em canais de viagens no exterior.
Em alguns lugares, dependendo da infra, viagens de mais de 1 dia e operadora diferente, pode ser trocado no meio da viagem um trem de tração elétrica via catenária por uma diesel elétrica. E há trens com tecnologia dupla tbem.
Poderiam também projetar a expansão da linha 8 até Mairinque. Aliás no tempo da FEPASA havia trens metropolitanos até Mairinque.