Transferência na estação Luz é reaberta parcialmente, diz ViaQuatro

Acesso do passageiros da Linha 4-Amarela é feito com controle de fluxo. Intervalo dos trens é de 15 minutos

Ônibus do PAESE com a informação errônea de 'ViaMobilidade"
Ônibus do PAESE com a informação errônea de 'ViaMobilidade" (Willian Moreira)

A ViaQuatro informou ter reaberto parcialmente a transferência entre a Linha 4-Amarela e outros ramais de trens e metrô na estação Luz.

O acesso do passageiros, no entanto, é feito sob controle de fluxo, com bolsões para evitar aglomeração já que os trens circulam em intervalos maiores.

Segundo apuramos, as composições estão partindo a cada 15 minutos, portanto, bem acima do normal, o que gera a filas.

Receba notícias quentes sobre mobilidade sobre trilhos em seu WhatsApp! Clique no link e siga o Canal do MetrôCPTM.

A Linha 4-Amarela passa por problemas no sistema de sinalização desde pouco após o início da operação nesta terça-feira, 21.

A concessionária acionou 34 ônibus do PAESE mas eles não têm condições de assumir uma parte relevante da demanda. A reportagem do site presenciou o uso de aplicativos de transporte próximo à estação da Luz como principal alternativa dos usuários.

Veja nota atualizada da ViaQuatro:

A ViaQuatro lamenta profundamente o transtorno causado pela instabilidade registrada no sistema de sinalização da Linha 4-Amarela na manhã desta terça-feira (21). Para garantir a segurança da operação, a concessionária reduziu a velocidade dos trens, o que ocasiona maiores intervalos entre as estações Luz e Vila Sônia – Prof.ª Elisabeth Tenreiro.

Mais de 100 profissionais das áreas de controle, manutenção e operação estão mobilizados desde as primeiras horas da manhã para resolver o problema o mais rápido possível.

O sistema PAESE foi acionado às 4h45, com o envio inicial de 24 ônibus e, em seguida, o pedido de mais 10 veículos, totalizando 34. A operação dos ônibus é realizada pela SPTrans e, por se tratar de horário de pico, o deslocamento dos veículos até as estações leva mais tempo.

Para melhor controle de fluxo e conforto dos passageiros, as transferências entre a Linha 4-Amarela e as demais linhas do sistema metroferroviário estão temporariamente fechadas nas estações Paulista–Pernambucanas, República, Luz e Pinheiros.

A ViaQuatro está reforçando as orientações aos passageiros, com avisos sonoros, megafones e atendimento presencial nas estações. A concessionária segue com todos os esforços concentrados para restabelecer a operação o quanto antes.