Trem Intercidades espera por convênio com o governo federal, diz Garcia

Trem “double-decker” da Stadler (MTI)

O edital do Trem Intercidades Eixo Norte está apenas aguardando a assinatura de um convênio entre os governos estadual e federal para que seja lançado, afirmou o governador do estado Rodrigo Garcia, nesta quarta-feira (31).

Em entrevista coletiva durante a retomada das escavações do tatuzão da Linha 6-Laranja, o tucano, que é candidato à reeleição em outubro, disse que “nós estamos dependendo da assinatura desse convênio onde os detalhes do uso da linha serão definidos”.

ACOMPANHE O METRÔCPTM NAS REDES SOCIAIS

Embora Garcia não tenha explicado do que se trata o documento, este site apurou envolver um termo de compromisso com o Ministério da Infraestrutura de caráter territorial e que envolve  autorizações emitadas pelo DNIT (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes) e a ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres).

Em junho, a previsão era que tanto o termo de compromisso quanto o convênio entre a CPTM e a MRS, concessionária de cargas responsável pelo trecho entre Jundiaí e a capital, fossem assinados em breve, restando apenas o trâmite burocrático.

Governador Rodrigo Garcia (Jean Carlos)

“São Paulo tomou todas as providências para a gente tivesse o projeto do trem que liga a capital a cidade de Campinas estivesse pronto. Nós fizemos toda a retificação dos projetos das linhas hoje da CPTM e aguardamos agora o acordo com o governo federal para que a gente possa liberar a licitação’, acrescentou Garcia.

“A partir daí a gente pode licitar o Trem Intercidades, então vamos aguardar esse convênio ser assinado com o governo federal para o que o governo de São Paulo, que vai ser responsável pela obra, possa lançar a licitação, se possível ainda este ano,” concluiu.

Como divulgado pelo site, a intenção da gestão Garcia era de publicar o edital ainda em agosto para que o leilão ocorresse em novembro. O novo impasse, no entanto, sugere que o projeto do Trem Intercidades entre São Paulo e Campinas possa ser publicado apenas em 2023.

Um dos motivos pode ser  eleitoral: o governador concorre com o ex-ministro da Infraestrutura do governo Bolsonaro, Tarcísio de Freitas, que tem usado os trens regionais como uma de suas propostas.

Veja também:

Questionado sobre as críticas do rival, Rodrigo Garcia citou o fato de que as obras do estado são reais enquanto a lista de supostas obras federais inclui projetos que estão no papel. O tucano também culpou a gestão federal pelo fato de a ponte entre Santos e Guarujá não ter sido iniciada ainda.

Segundo ele, desde fevereiro o governo do estado espera pela liberação da União para realizar a ligação – a gestão Bolsonaro, no entanto, defende um túnel como ligação entre as duas cidades do litoral.

 

Previous Post

Candidato ao governo pelo Republicanos, Tarcísio de Freitas aposta em investimentos privados para expansão da rede metroferroviária

Next Post
Trem da Linha 3-Vermelha

Metroviários de SP entram em estado de greve e podem parar na próxima terça

Related Posts