Trem reformado do Metrô que estava parado desde 2015 retorna ao serviço

Composição J47 foi modernizada pela Bombardier, mas permanecia encostada nos pátios da companhia há quase oito anos
Trem J47 que retornou à operação Foto: Renato Lobo | Via Trolebus

O Metrô de São Paulo finalmente colocou em serviço o trem J47 nesta terça-feira, 10. A composição, originalmente da Frota A, foi modernizada pelo consórcio BTT (Bombardier, Temoinsa e Tejofran) em 2015, mas desde então estava parada nos pátios da companhia.

Segundo declarações do Sindicato dos Metroviários em 2016, o trem em questão havia sido transformado em “estoque de peças” para o restante da frota. Nesta semana, o canal “Trilhos que Movem” flagrou o J47 circulando na Linha 2-Verde, embora seja uma composição que deverá pertencer à Linha 1-Azul. A razão é que o trem modernizado utiliza apenas o sistema CBTC de controle de trens e que ainda está em testes na Linha 1.

Trem L30 parado no Pátio Belém em 12 de janeiro (Jean Carlos)

O J47 não foi o único trem que permaneceu encostado após a modernização. As composições K21, L30 e L43 também permaneceram sem utilização durante esse período, mas segundo este site apurou, já teriam sido recoladas em operação. Nesta quinta-feira, 12, o L30 foi fotografado no Pátio Belém enquanto o L43 havia sido flagrado em serviço no ano passado – não conseguimentos localizar o trem K21.

A reforma dos trens originais do Metrô causou polêmica. A companhia decidiu modernizar as composições originais, introduzindo melhorias como ar-condicionado, câmeras de vigilância, monitores, paineis de estações e um sistema anti-incêndio, entre outras melhorias. A justificativa na época é que os vagões ainda estavam em boas condições e a reforma sairia mais em conta que a compra de novos trens.

Trem L43 em operação (Jean Carlos)

Foram modernizados 98 trens por quatro consórcios diferentes, dando origem às frotas I, J, K e L. O processo começou em 2009, mas só foi concluído em 2018 por um custo de R$ 1,8 bilhão.

No entanto, muitos trens apresentaram problemas frequentes como portas que se abriam em movimento além de problemas de descarrilamento. Além disso, o contrato acabou gerando acusações de corrupção e conluio entre os consórcios que venceram a licitação.

Atualmente, o Metrô possui onze trens da Frota E, a única que permanece sem ar-condicionado. Segundo declarações do ex-presidente da companhia, Silvani Pereira, essas composições deverão ser aposentadas quando os trens de uma nova encomenda de 44 unidades for recebida.

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    1. O trem K21 está no Pátio Itaquera e está prestes a entrar em operação, o L43 está operando na Linha 02-Verde e faz poucos dias que eu vi esse trem em Sacomã sentido Vila Prudente, só falta mesmo recuperar o L30 para entrar em operação.

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