Trivia Trens recebe veículos gigantes que trocarão trilhos das linhas 11, 12 e 13

Equipamentos de grande porte recém-chegados ao Brasil serão preparados em Hortolândia antes de iniciar trabalhos previstos para 2027

Equipamentos que serão usados nas linhas 11, 12 e 13
Equipamentos que serão usados nas linhas 11, 12 e 13 (Trivia Trens)

A Trivia Trens pretende substituir 290 mil dormentes durante a renovação da infraestrutura das linhas 11-Coral, 12-Safira e 13-Jade, que fazem parte do Lote Alto Tietê. O trabalho também prevê a movimentação de 309 mil m³ de brita e a renovação da via permanente, formada por trilhos, dormentes e lastro.

Para executar parte desse trabalho, a concessionária adquiriu dois equipamentos de grande porte da fabricante austríaca Plasser & Theurer. As máquinas chegaram ao Brasil pelo Porto de Vitória em 7 de setembro e estão sendo transportadas por via terrestre para Hortolândia, no interior de São Paulo.

A aquisição já havia sido revelada pelo MetrôCPTM em abril, antes de a Trivia assumir a operação das três linhas. A novidade agora é a chegada dos equipamentos ao país e o detalhamento da escala do programa em que serão empregados.

Renovação mecanizada da via

O conjunto é formado pela renovadora de vias SMD 80 e pela desguarnecedora de lastro RM 80. Segundo a Trivia, operando em conjunto, os equipamentos podem renovar aproximadamente dois quilômetros de via em 36 horas.

Veículo de manutenção da Plasser & Theurer desembarca no Brasil (Trivia Trens)

O processo envolve diferentes componentes da via permanente. Enquanto são substituídos trilhos e dormentes, a RM 80 trabalha sobre o lastro, retirando e selecionando a brita. O material que permanecer em condições adequadas poderá ser reutilizado na própria via.

Equipamentos especializados em manutenção de via já são utilizados nas ferrovias metropolitanas de São Paulo. A ViaMobilidade, por exemplo, incorporou máquinas da Plasser & Theurer para serviços como socaria e regularização de lastro nas linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda. A CPTM também já utilizava equipamentos da fabricante em trabalhos de manutenção da via. A diferença apresentada pela Trivia para o novo conjunto está na realização mecanizada e combinada das etapas de renovação.

Preparação antes da entrada em operação

Antes de começar os trabalhos nas linhas do Alto Tietê, a SMD 80 e a RM 80 seguirão para a unidade brasileira da Plasser & Theurer em Hortolândia. No local serão realizadas adequações técnicas e o treinamento das equipes responsáveis pela operação.

De acordo com o cronograma divulgado pela Trivia, os equipamentos deverão começar a trabalhar no segundo semestre de 2027. A concessionária assumiu as linhas 11-Coral, 12-Safira e 13-Jade em julho, mas a CPTM retomou temporariamente a operação após os problemas registrados nos primeiros dias da transferência. Ela deve voltar à operar os três ramais a partir do final de outubro.