ViaMobilidade bate recorde ao entregar cinco novos trens para operação em um único mês

Governo fez a liberação de cinco novos trens da Série 8900 para a operação na Linha 9-Esmeralda. Atualmente 22 composições foram entregues e 15 delas estão em circulação
Cinco novos trens entraram em operação da Linha 9-Esmeralda (SPI)
Cinco novos trens entraram em operação da Linha 9-Esmeralda (SPI)

A ViaMobilidade, operadora das linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda de trens metropolitanos, atingiu uma importante meta no mês de abril, liberando cinco novos trens da Série 8900 para a operação comercial.

A liberação operacional das composições ocorreu após aprovação da Comissão de Monitoramento das Concessões e Parcerias (CMCP), grupo de trabalho subordinado à Secretaria de Parcerias em Investimentos.

Segundo a pasta, a liberação de cinco novos trens, que operam exclusivamente na Linha 9-Esmeralda, representa o recorde brasileiro de liberação de novos trens para a operação.

Atualmente a ViaMobilidade já recebeu 22 novos trens de um total de 36 composições encomendadas, tratando-se do investimento mais robusto da concessão que tem duração de 30 anos.

Novos trens da Série 8900 operando na Linha 9-Esmeralda (Jean Carlos)
Novos trens da Série 8900 operando na Linha 9-Esmeralda (Jean Carlos)

Registros realizados por entusiastas mostram que a composição mais recente a entrar em operação é a A15. A despeito do atraso generalizado no recebimento de trens, a concessionária tem acelerado as entregas.

As novas composições que estão sendo construídas pela empresa francesa Alstom em sua planta em Taubaté, no interior de São Paulo, apresentam novidades tecnológicas como sistemas de contagem de passageiros e mapas dinâmicos.

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Os trens também estão equipados com o sistema de bordo ATO, que permitirá no futuro a operação automatizada de algumas funções nos trens, conferindo maior eficiência ao sistema de trens metropolitanos.

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21 comments
  1. Se o governo concedesse a 8/9 sem nenhuma contrapartida financeira, mesmo assim estaria ganhando, pois a operação da VM eh muito mais barata. Agora imagina o quanto o Estado está faturando com todas essas contrapartidas que vem recebendo. Parabéns ao governo. É assim que se faz mais com menos.

    1. so uma pergunta pra Via Mobilidade? q gostaria q eles me respondesse. porque esses trens novos , só estao circulando na linha 9? é por causa daquela globo lixo que querem trens novos passando na frente dela , sendo q aqueles engravatados nem usam o transporte? eu nem uso os trens da V.M. que a linha q utilizo e a 10.
      porque nao colocam esses trens tbm para as pessoas que utilizam a linha 8? pq a linha 8 é uma linha de pessoas menos acessivas que nao podem ter um transporte melhor?

  2. o metrô de São Paulo atrasou a entrega dos trens reformados a 70% do custo de um trem novo, o metrô de São Paulo atrasou a implantação e sabe-se lá quando vai entregar as portas de plataforma nas estações, o metrô de São Paulo atrasou em sabe-se lá quantos anos a implantação do CBTC em suas linhas, a CPTM arrasta por praticamente 15 anos a implantação de nova sinalização em suas linhas, a linha 15 Prata 10 anos após a entrega atrasada do primeiro trecho ainda não foi finalizada e o trecho operacional ainda não opera como o prometido, a linha 3 vermelha do metrô dia sim, dia também apresenta problemas, principalmente por falhas nos trens reformados praticamente ao custo de um trem novo, a manutenção dos trens e estações da Companhia do Metropolitano está cada pior como já mostrado por esse site, mas para a imprensa tradicional, o atraso na entrega dos trens da ViaMobilidade teve mais importância que todos os ítens citados acima e o recorde brasileiro de liberação de novos trens para a operação vai passar desapercebida. Empresa privada né?!

    1. Falar da operação péssima deles você não diz. A quantidade de acidentes, as falhas corriqueiras na linha 9, a reforma de Santo Amaro que até hoje não está pronta, o desabamento, a sujeira nos trens (inclusive nos novos), sequer o ar condicionado funciona.

      Empresa privada né

    2. Bota a linha 15 pra empresa privada operar aí é que ela vai ficar destruída de vez, empresa privada quer lucro, não investir em trem de qualidade pro povo usar! A linha 3 dá de 10 a 0 nas linhas 8 e 9 da VM. Se a manutenção dos trens da CPTM está ruim, o que é que o governador tá fazendo pra melhorar? O sr. Tarcísio não está alocando bem o dinheiro dos nossos impostos?

  3. Até onde saiba, esse site noticia os problemas também das linhas estatais.
    Acontece que foi vendido que as linhas 8 e 9 seriam as melhores para se utilizar, e não acontece isso. Posso afirmar com certeza pq uso a linha 710 e a 8 sempre.
    Os investimentos que a CPTM fez nas linhas concedidas, e que muitos a Viamobilidade não continuou, deixaram elas como as melhores da malha. E mesmo assim estão sucateando, ao contrário das estatais.
    Vejo aqui sempre notícias ruins e boas tanto das linhas privadas, quanto das estatais, como essa aqui, por exemplo.

    1. Valter, A CPTM não investe nada. Ela apenas executa, e mesmo assim se usa de muita empresa terceirizada, pois do contrário, o custo sairia bem maior para a população.

  4. pego trem todos os dias, se fala de investimentos em tecnologia, em trens novos, mas o tempo de intervalo é grande, trens em péssimas condições, sem ar condicionado, um serviço muito ruim para tanto investimento, pra quem enfrenta isso todos os dias é complicado.

  5. Pessoal que elogia a Via Mobilidade provavelmente nunca andou nas linhas 8 e 9, que dão problema quase que diariamente. Se a VM tá entregando trem agora, não tá fazendo mais do que a obrigação. Vamos ver como vai ser a manutenção deles e se vão funcionar adequadamente. Qualquer problema, é só dizer que é sabotagem do sindicato da CPTM né? Vai que cola!

  6. Não fez mais que a obrigação, porque essa entrega e a devolução dos trens da CPTM ja eram pra ter terminado. Outra coisa é o descaso com a linha 8, que é a única que sofre de verdade, ficando com os trens velhos sucateados, enquanto a linha sangue suga fica padronizada com os novos. Esse pessoal da L9 nem deveria abrir a boca pra reclamar muito tbm. A situação mais calamitosa é na L8

    1. Tenha um pouco de empatia, a linha 9 vive dando falhas, trens sem ar condicionado, pessoal da L8 e L9 estão no mesmo barco, ou melhor, no mesmo trem.

      1. Empatia? kkkkkkkkkk
        Já não é de hoje que a L9 fica com as melhores frotas, tudo por questões esteticas. Empatia deveriam ter os usuários da 9 com 8, porque essa sim fica sempre esquecida no churrasco. A L9 está sendo padronizada com trens novos, com ar condicionado 100%, então não sei do que estão reclamando. Com o tempo tudo vai ficar lindo ali, diferente da 8. Então não, não estão ”todos no mesmo trem”…

        1. Você claramente não usa a linha 9 pra inventar tanta história… trens sem ar condicionado, altos intervalos, falhas constantes… não sei que linha 9 maravilhosa é essa que você tá falando, ela tá abandonada igual a linha 8.

          1. Tá sim, muito abandonada kkkkkkk. Pobre L9…
            Na 8 nem mato carpem mais, mas vai procurar isso na L9, você não encontra,

          2. Rafael, você tá comprando a briga errada… não é contra usuários da linha 9 que vc deve se revoltar, mas contra a Viamobilidade, que abandona as duas linhas. Pode maquiar um pouco na 9, por ser vitrine, mas as duas linhas pioraram muito desde que passaram pra iniciativa privada.

  7. Jacaré. Respeitosamente discordo do seu comentário pois está completamente distorcido. Quem recebe as contrapartidas é a via mobilidade, não o contrário. A realidade da concessão das linhas 4, 5, 8 e 9 é de repasses bilionários chamados de reequilíbrio econômico-financeiro. Sem falar que praticamente sugam quase toda a arrecadação tarifária deixando o Metrô e a CPTM a míngua.
    Inclusive, o próprio portal metrocptm já demonstrou isso, refutando suas afirmações.

    1. Todas as operadoras deveriam ser compensadas mesmo, tanto pelo absurdo atraso nas obras de expansão, quanto pelos prejuízos causados pela quarentena da Covid. Porém, enquanto o contrato com a CCR demarca claramente os deveres e direitos de ambos os lados, não existe qualquer obrigação do governo com as estatais.

      A culpa não é da CCR e nem da Câmara de Compensação, mas sim dos governantes, que fazem uma economia porca e forçam as estatais a engolirem todo o déficit do sistema, ao invés de subsidiar na Câmara o valor faltante para cobrir os custos operacionais.

  8. Todas as operadoras deveriam ser compensadas mesmo, tanto pelo absurdo atraso nas obras de expansão, quanto pelos prejuízos causados pela quarentena da Covid. Porém, enquanto o contrato com a CCR demarca claramente os deveres e direitos de ambos os lados, não existe qualquer obrigação do governo com as estatais.

    A culpa não é da CCR e nem da Câmara de Compensação, mas sim dos governantes, que fazem uma economia porca e forçam as estatais a engolirem todo o déficit do sistema, ao invés de subsidiar na Câmara o valor faltante para cobrir os custos operacionais.

  9. Sim uma linha boa pena que demoramos quase uma hora pra fazer o percurso dá estação vila Natal Mendes até Pinheiros. Poderia ser melhor e trens sujos também é um pobrema nessa linha poderia melhorar né gente …

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