ViaMobilidade divulga imagens e vídeo de seu novo trem

Trem da Série 8900 (VM)

A ViaMobilidade Linhas 8 e 9 aproveitou o aniversário do primeiro ano de concessão das linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda, nesta sexta-feira, 27, para divulgar as ações que tomou e os planos de investimentos em 2023. Entre eles estão a divulgação de imagens e um vídeo dos trens da Série 8900, encomendados por ela junto à Alstom.

Trata-se da primeira vez que a concessionária libera material dos trens praticamente completos em fabricação já que até então existiam apenas poucas fotos de estruturas de vagões em montagem. Nas últimas, fotos vazadas de dentro da fábrica em Taubaté deram uma ideia do estágio de montagem, mas sem grandes detalhes.

Desta vez, é possível ver que ao menos uma das composições está bastante próxima da conclusão. Uma delas mostra o interior do trem, com os bancos ainda cobertos por uma proteção. Mas distinguem-se alguns aspectos do projeto como a passagem livre entre vagões, um painel luminoso no alto da divisão e os mapas sobre as portas. Ao contrário da expectativa, não parecem paineis de LEDs, como no Série 2500, fabricado pela CRRC, e sim um mapa físico com luzes marcando cada estação.

Painel do novo trem (VM)

Outra imagem apresenta o painel de controle do trem, com duas telas digitais laterais de grandes dimensões e um velocímetro analógico na parte esquerda. Como notado anteriormente, o trem contará com câmeras externas para que o condutor possa acompanhar embarque e desembarque em vez de espelhos retráteis como nos séries 7000 e 7500.

Novos trens começam a chegar no primeiro trimestre

A composição da Série 8900 é do modelo Metropolis, também usado pela ViaMobilidade na Linha 5-Lilás (Frota F) e pela CPTM, chamado por ela de Série 9000. No entanto, há várias diferenças visuais, incluindo a máscara frontal, além de equipamentos incluídos por conta dos requisitos técnicos da concessão.

A ViaMobilidade encomendou 36 novos trens, dois a mais do que exigido pelo edital. Isso porque a alternativa dada pelo governo do estado era recuperar dois trens Série 7000 avariados. Mas a concessionária achou por bem fabricar mais duas composições novas a restaurar as unidades antigas.

Os primeiros novos trens serão entregues no primeiro trimestre, prometeu a empresa. A previsão, como mostrou este site, está atrasada em relação ao que exige o contrato. O primeiro desses trens deveria ter sido entregue ainda em dezembro do ano passado, para iniciar operação em março.

A meta é colocar 16 dos 36 trens em operação em 2023 e o restante, em 2024, e assim tentar reverter a péssima imagem que a ViaMobilidade tem no momento.

“Desde o início da nossa operação, mesmo diante do enorme desafio que assumimos, estamos empenhados no sentido de prestar o melhor serviço aos passageiros. Ao investir continuamente na modernização das linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda, entendemos que estamos contribuindo de forma consistente com os esforços do Governo de São Paulo para melhorar o sistema de transporte público como um todo. Essa curva de evolução será reforçada em 2023 com a chegada dos novos trens”, disse Marcio Hannas, Presidente da CCR Mobilidade, que controla a concessionária.

Segundo ela, houve investimento em novos véiculos de manutenção, embora a quantidade informada seja confusa. A ViaMobilidade diz ter 22 unidades em operação, além de 11 adquiridas, porém informa também que chegarão mais 17 veículos no primeiro semestre.

Até o momento, com falhas ocorrendo em quase todos os dias, os esforços parecem em vão.

YouTube video

Previous Post

Com promessa de R$ 1 bilhão, prefeito Ricardo Nunes sugere levar Linha 1-Azul até Jardim Miriam

Next Post

ViaMobilidade obtém pela segunda vez nota zero no Índice de Satisfação do Passageiro

Related Posts