ViaMobilidade estuda sistema de câmeras que monitoram operadores na cabine do trem

Câmeras na cabine estão sendo testadas pela concessionária (Jean Carlos)

A ViaMobilidade, operadora das Linhas 8 e 9 de trens metropolitanos, está estudando a implantação de um novo sistema de câmeras inteligentes dentro da cabine dos trens. Os novos sensores deverão ser capazes de identificar o estado do operador, bem como as ações durante o serviço.

O novo sistema é composto por uma câmera inteligente que poderá identificar o estado do condutor dentro da cabine e emitir sinais sonoros de alerta. Conforme apurou o site, a câmera detecta expressões faciais como olhos fechados (indicativo de sono), bocejos (indicativo de cansaço) além do uso de celular dentro da cabine.

Nova câmera inteligente instalada em trens da ViaMobilidade (Jean Carlos)

Em cada uma das situações identificadas pelo sistema o operador do trem receberá um aviso sonoro correspondente de forma que o mesmo possa ter plena atenção durante as atividades de condução. As câmeras também conseguem identificar possíveis bloqueios de visão. Caso um objeto obstrua a câmera, o sistema alerta o operador sobre a perda de visibilidade. 

Ao contrário dos trens da Linha 4-Amarela e 5-Lilás, as composições das Linhas 8 e 9 são operadas de forma manual, cabendo ao operador realizar as acelerações e frenagens, bem como respeitar a sinalização de campo e de placas.

Composição Q140 com o novo equipamento (Jean Carlos)

A iniciativa sugere que a empresa possa estar empenhada em diminuir a ocorrência de  incidentes notáveis como avanços indevidos ou paradas fora de marco como o que causou o acidente do trem que se chocou contra uma barreira de proteção em Júlio Prestes.

Nesta semana, a reportagem flagrou alguns trens com a câmera de monitoramento instalada, mas aparentemente ainda fora de operação. O site enviou questionamentos sobre o projeto para a ViaMobilidade e obteve a seguinte resposta da concessionária:

A ViaMobilidade está em constante busca de novas tecnologias que visam a segurança, conforto e transparência para os passageiros e colaboradores, e vem analisando possibilidades de implementação de sistemas e ferramentas que tragam essas melhorias. Exemplo disso é o uso de bodycam pelos agentes de atendimento e segurança“.

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