A ViaMobilidade anunciou planos de interligar as linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda, de trens urbanos, com novos serviços diretos. O projeto foi revelado em primeira mão pelo MetrôCPTM em dezembro.
A proposta é que os passageiros que hoje usam a Linha 9 possam chegar até Água Branca ou mesmo Barra Funda sem precisar trocar de trem.
Para isso será necessário construir um novo viaduto ferroviário na região entre as estações CEASA e Imperatriz Leopoldina.
O investimento de R$ 480 milhões será remanejado de projetos suprimidos da concessão, entre eles a reforma da estação Jurubatuba.
O novo viaduto ferroviário ficará ao lado de um presídio próximo à Marginal Tietê e onde as linhas 8 e 9 hoje se encontram.

Atualmente há uma via de serviço no local, que serve para traslado de composições de passageiros e de manutenção.
Com o novo viaduto será possível que os trens sigam de Varginha até Barra Funda. Hoje, se um passageiro deseja fazer esse trajeto, precisa seguir até a estação Presidente Altino e então trocar de linha.
Linha 9 em Barueri e intervalo de 3 minutos
O pacote de melhorias não se resume ao viaduto. A concessionária também planeja estender a Linha 9-Esmeralda até a estação Barueri, sem necessidade de baldeação em Osasco ou Presidente Altino.
A ViaMobilidade afirmou ainda que o projeto permitirá reduzir o intervalo entre os trens para 3 minutos.

“Esse viaduto ferroviário vai permitir que os trens da Linha 9-Esmeralda também possam circular na linha 8-Diamante, criando mais possibilidades de viagens, otimizando a infraestrutura e aumentando a capacidade do sistema. Isso gerará inúmeras melhorias para a população, pois amplia as opções de deslocamento e nos permite oferecer uma ampla gama de serviços aos cidadãos”, disse Francisco Pierrini, Diretor das Operações da CCR Mobilidade.
A concessionária, no entanto, não citou prazos, mas é de se esperar que a mudança levará alguns anos para ficar pronta já que é preciso concluir projetos, contratar uma construtora e realizar obras sem prejudicar a operação dos dois ramais.
O aditivo que será assinado pela ViaMobilidade e o governo do estado e prevê a construção do viaduto também incluirá a mudança do sistema de sinalização atual para o padrão ETCS, de código aberto e que permitirá a redução da espera por trens.
Com o ETCS, as linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda também ficarão padronizadas com outros ramais de trens metropolitanos, abrindo a possibilidade de serem criados serviços integrados com concessionárias diferentes.