ViaMobilidade vai interligar operação das linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda

Trem da ViaMobilidade
Trem da ViaMobilidade (Jean)

A ViaMobilidade anunciou planos de interligar as linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda, de trens urbanos, com novos serviços diretos. O projeto foi revelado em primeira mão pelo MetrôCPTM em dezembro.

A proposta é que os passageiros que hoje usam a Linha 9 possam chegar até Água Branca ou mesmo Barra Funda sem precisar trocar de trem.

Para isso será necessário construir um novo viaduto ferroviário na região entre as estações CEASA e Imperatriz Leopoldina.

O investimento de R$ 480 milhões será remanejado de projetos suprimidos da concessão, entre eles a reforma da estação Jurubatuba.

O novo viaduto ferroviário ficará ao lado de um presídio próximo à Marginal Tietê e onde as linhas 8 e 9 hoje se encontram.

À esquerda, a estação Presidente Altino, onde hoje é possível trocar da Linha 8 para a Linha 9 (iTechdrones)

Atualmente há uma via de serviço no local, que serve para traslado de composições de passageiros e de manutenção.

Com o novo viaduto será possível que os trens sigam de Varginha até Barra Funda. Hoje, se um passageiro deseja fazer esse trajeto, precisa seguir até a estação Presidente Altino e então trocar de linha.

Linha 9 em Barueri e intervalo de 3 minutos

O pacote de melhorias não se resume ao viaduto. A concessionária também planeja estender a Linha 9-Esmeralda até a estação Barueri, sem necessidade de baldeação em Osasco ou Presidente Altino.

A ViaMobilidade afirmou ainda que o projeto permitirá reduzir o intervalo entre os trens para 3 minutos.

Acima, o esquema do viaduto divulgado pela ViaMobilidade e abaixo um infográfico produzido pelo MetrôCPTM anteriormente (VM e MetrôCPTM)

“Esse viaduto ferroviário vai permitir que os trens da Linha 9-Esmeralda também possam circular na linha 8-Diamante, criando mais possibilidades de viagens, otimizando a infraestrutura e aumentando a capacidade do sistema. Isso gerará inúmeras melhorias para a população, pois amplia as opções de deslocamento e nos permite oferecer uma ampla gama de serviços aos cidadãos”, disse Francisco Pierrini, Diretor das Operações da CCR Mobilidade.

A concessionária, no entanto, não citou prazos, mas é de se esperar que a mudança levará alguns anos para ficar pronta já que é preciso concluir projetos, contratar uma construtora e realizar obras sem prejudicar a operação dos dois ramais.

O aditivo que será assinado pela ViaMobilidade e o governo do estado e prevê a construção do viaduto também incluirá a mudança do sistema de sinalização atual para o padrão ETCS, de código aberto e que permitirá a redução da espera por trens.

Com o ETCS, as linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda também ficarão padronizadas com outros ramais de trens metropolitanos, abrindo a possibilidade de serem criados serviços integrados com concessionárias diferentes.

Previous Post
Estação Varginha, da Linha 9-Esmeralda: a data de inauguração enfim chegou (iTechdrones)

Estação Varginha: veja a cronologia dos 10 anos de atraso da obra

Next Post
Tuneladora Cora Coralina chega à estação Santa Clara

Tatuzão da Linha 2-Verde está a caminho da estação Orfanato, onde deve chegar em março

Related Posts