| |

Presidente da CPTM admite aposentar trens da Série 3000

Com apenas 20 anos, cinco composições fabricadas pela Siemens hoje são utilizadas pela companhia na Linha 10-Turquesa

Com apenas 20 anos em serviço, trens da Série 3000 podem ser aposentados (CPTM)

Às vésperas do leilão de cinco vagões da Série 1700, o presidente da CPTM, Pedro Moro, admitiu que outros trens podem ser desativados em breve, a Série 3000. Em resposta a um seguidor, que lamentava o estado precário dos cinco trens, o executivo respondeu que “a serie (SIC) 3000 está em estudo para não mais fazer parte da frota operacional da CPTM“.

A revelação causa certo espanto já que as composições, fabricadas pela Siemens, são relativamente novas. A primeira unidade foi entregue à companhia em novembro 2000, portanto há exatos 20 anos. Eles foram fabricados na Alemanha com componentes também fornecidos pela Mitsubishi no Japão e foram os primeiros, juntamente com a Série 2000, a exibir alguns padrões atuais da CPTM como ar-condicionado e vagões com quatro portas.

No entanto, foram considerado problemáticos, com seguidas falhas e manutenção precária. Por conta disso, sua disponibilidade para serviço sempre foi crítica e presa à Siemens por contrato. Eles estrearam na Linha 9-Esmeralda, passaram pela Linha 7-Rubi e estão sendo usados na Linha 10-Turquesa há alguns anos, sobretudo no Expresso Linha 10.

No ano passado, a CPTM chegou a cogitar licitar uma revisão geral nos 40 carros produzidos, mas o programa não saiu do papel. Segundo o site Rede Noticiando,em janeiro, pouco antes da pandemia, apenas dois dos cinco trens estavam efetivamente em operação.

Embora seja uma série problemática, o trem alemão é parte importante da frota da CPTM, que ainda carece de um número adequado de composições para atender a demanda de suas sete linhas. Com os projetos de modernização desses ramais será necessário incrementar a quantidade de trens circulando e a empresa está na dependência do sucesso da concessão das linhas 8 e 9 para a iniciativa privada a fim de contar com o reforço de 30 unidades no futuro.

O site enviou questionamentos à CPTM para entender as razões que levaram a empresa a descartar a Série 3000 em seu planejamento. De acordo com a empresa, “A CPTM está readequando a frota conforme a necessidade operacional, de forma a padronizar as linhas e a utilização das composições, que seguem critérios técnicos. Segundo o presidente da CPTM, Pedro Moro, a baixa patrimonial da série 3000 está em estudo e, caso a Companhia opte por esta alternativa no futuro, também seguirá critérios técnicos“.

Atualizado às 12h30 para inclusão da resposta da CPTM.

 

 

3 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Pedro
Pedro
4 anos atrás

Muito estranho, uma vez que a Série 5400 foi fabricada em 1974 e ainda presta serviços muito bem na extensão da linha 8. Aliás, ela foi agraciada com a modernização em 2010/2014, na época chamada 5000 e já com seus 40 anos… E olhem a CTB em Salvador, operando os 4800 comprados em 1954 pela Sorocabana! Realmente, muito esquisito esses trens não poderem ser modernizados. Quanto ao ar-condicionado, a 2000 também é da mesma época e ainda opera e sofreu revisões (mesmo que seu ar-condicionado seja… peculiar), por fim, a 2100 se não me engano também é de 1974 com ar-condicionado, e operou por muito mais de 20 anos.

Leoni
Leoni
4 anos atrás

Até quando os gestores insistem e apostam que para se conseguir ampliar a oferta de viagens nas demais linhas da CPTM basta se adquirir novos trens sem reformular e modernizar as linhas existentes, neste exercício de adivinhação sem embasamento técnico algum.

Recentemente Plano da concessionária de carga MRS é separar mais de 90 km de vias do trecho entre Jundiaí e Rio Grande da Serra, mas o principal foi excluído que é o gargalo no centro da capital devendo permanecer, tratando–se de uma solução paliativa e inócua, pois a solução proposta de segregação, no entanto, exclui justamente o trecho principal crítico entre as estações Barra Funda e Brás, exatamente onde há o maior congestionamento de trens de passageiros das linhas da CPTM, mesmo com esta nova funcionalidade do sistema de sinalização é um grande avanço, o CBTC (Communications Based Train Control), que permite a redução no intervalo da linha com o consequente acréscimo de mais trens na operação.

Mais uma vez, a substituição das composições deveria ser uma preocupação menor e irrelevante, assim como aconteceu com outras séries, o valor arrecadado será ridículo e irrisório, que é o caso desta série 3000 que possui até ar condicionado, com apenas 20 anos, e sim com as ampliações, reformas e as modernizações de estações, rede aérea, subestações elétricas, via permanente, oficinas, sinalização, enfim toda infraestrutura que requerem maiores investimentos.

Brunno Alves
Brunno Alves
4 anos atrás

Aposentar os velhos 5400 de 1978, os 2100 de 1976, nada. Agora um trem com menos de 20 anos, pode? O dinheiro do contribuinte não está valendo nada mesmo.Se isso for levado à diante que caia os devidos processos judiciais aos responsáveis. Fácil alegar “critérios técnicos” para se blindarem de qualquer ação judicial. Aposentar a Série 3000 baira o absurdo.