Clodoaldo Pelissioni fala sobre as próximas inaugurações do Metrô e da CPTM

Blog ouviu o secretário dos Transportes Metropolitanos que comentou sobre a abertura de novas estações e a inauguração da Linha 13 Jade
Clodoaldo Pelissioni, secretário dos Transportes Metropolitanos (Fernando Galfo)

Durante a apresentação das primeiras máquinas de autoatendimento que o Metrô passará a equipar suas estações, o secretário Clodoaldo Pelissioni, responsável pela pasta dos Transportes Metropolitanos, concedeu entrevista em que enumerou os próximos passos do governo em relação ao plano de expansão sobre trilhos na Grande São Paulo.

Sem a presença do governador Geraldo Alckmin, que pretendia comparecer ao evento na estação Clínicas da Linha 2-Verde, coube à Pelissioni comandar a inauguração. Veja a seguir os principais trechos e a íntegra da entrevista em vídeo.

36º trem para a CPTM

Clodoaldo lembrou que nesta sexta-feira foi entregue para operação o 36º trem novo para a CPTM da encomenda de 65 composições feitas a CAF e Rotem. Trata-se de um Série 8500 destinado à Linha 7-Rubi. Como a Linha 13-Jade utilizará alguns Série 9500 para iniciar sua operação, a companhia deve deslocar outros trens para dar sequência à renovação do ramal que chega até Jundiaí.

10 milhões de quilômetros

O secretário revelou que alguns dos trens mais antigos hoje em operação na CPTM já rodaram mais de 10 milhões de quilômetros, um claro sinal da necessidade de aposentá-los. Ele prometeu entregar os 29 trens que restam da encomenda até o final deste ano.

Testes com os trens da Linha 13-Jade

Clodoaldo deu mais detalhes a respeito dos primeiros testes iniciados nesta quinta-feira com trens da Série 9500 na nova linha da CPTM, 13-Jade. Segundo ele, já foram feitos testes de carga com lastros de areia para verificar o comportamento das composições e vias e neste sábado devem ser finalizadas as instalações de componentes como os guarda-corpos em todo o percurso de 12,2 km.

Para o domingo, o secretário prometeu os primeiros testes com a sinalização ATC que comandará os trens. A inauguração foi confirmada para sábado que vem, dia 31. Com seis dias apenas para testar o sistema de sinalização, resta saber se haverá condições de operar em modo automático no trecho.

Finalização das obras de seis estações na terça-feira (27)

O responsável pela STM também revelou que na próxima terça-feira acompanhará a finalização das obras nas estações prometidas para entrega em março mas que ficaram para abril: Moema na Linha 5, Oscar Freire na Linha 4 e São Lucas, Camilo Haddad, Vila Tolstói e Vila União na Linha 15.

Sem dizer claramente, Clodoaldo dá a entender que as seis estações serão abertas na primeira semana de abril (ainda antes da descompatibilização do governador Geraldo Alckmin).

Jardim Planalto pode ficar de fora

Durante a entrevista, Pelissioni disse ter esperança de contar também com a estação Jardim Planalto da Linha 15, mas que é provável que ela seja aberta em outra etapa.

Com reportagem e imagens de Fernando Galfo.

Total
0
Shares
Antes de comentar, leia os termos de uso dos comentários, por favor
8 comments
  1. torcer para estas estações e as próximas serem inauguradas o mais breve possível, é atraso sobre atraso

  2. Mais um adiamento!? O que era março virou início de abril? Podiam inaugurar dia 01 de abril, para ficar compatível com tantas mentiras contadas ao longo dos últimos anos. NÃO CUMPRIRAM UM PRAZO, SEQUER!

  3. Algumas notícias são esperançosas e espero que se concretizem. Mas fiquei triste por saber que Jardim Planalto pode ficar pra outra etapa. e pensar que durante algum tempo ela foi a estação mais adiantada nas obras.

  4. Prezado Ricardo, estou vendo um trabalho forte na estacao Moema da linha 5 nas ultimas semanas ! acredito que devem terminar em breve e comecar os testes para inaugurar !

  5. Ué, mas a Jardim planalto não era a mais adiantada? moro atrás dela, e esse fds instalaram escada rolante e as proteções de vidro da passarela. Começaram a jardinagem e enquanto isso, tolstoi nem tem escada rolante ainda)

  6. Ricardo, boa tarde! Descobri seu blog a umas 2 semanas atrás e desde então estou completamente viciado nessa coisa de mobilidade urbana e etc, entrando todo dia para ver se tem notícias novas e até mesmo lendo notícias mais antigas hahahah Parabéns pelo ótimo trabalho!!

    Sobre a entrevista (mais especificamente sobre a Linha 5 – Lilás que é a que utilizo diariamente) você acha que nessa coisa dele querer inaugurar a estação Moema no começo de abril, você acredita mesmo que dá tempo de finalizar tudo essa semana?? E caso aconteça, tem alguma chance de AACD-Servidor e Hospital São Paulo virem no pacote??

    Pois se as duas viessem , ficaria muito mais fácil ir até a região da Vila Mariana ou Ibirapuera, por exemplo, mesmo que não chegasse até Santa Cruz e Chácara Klabin tão cedo…

    Mais uma vez, parabéns pelo ótimo conteúdo, ganhou mais um leitor assíduo hahahah.

  7. Boa tarde,

    Alguma previsão para inauguração das estações Santa Cruz e Chacara Klabin da linha 5 Lilás ?

  8. Hoje visitei a estação eucaliptos. Pena que pára nesse ponto…. O metrô de São Paulo não atende 15 % das necessidades da cidade… Como tirar carros das ruas com essa carência de rede?

Comments are closed.

Previous Post

Antes de deixar governo, Alckmin deve lançar máquinas de autoatendimento no Metrô

Next Post

A 10 dias de abrir, veja como está a estação Moema

Related Posts