Destaques Linha 5

A um mês da promessa de inauguração, ritmo das obras de Santa Cruz e Chácara Klabin é lento

Governo prometeu finalmente conectar a Linha 5 às linhas 1 e 2 em junho, mas trabalho perdeu velocidade após saída de Alckmin
Bloqueios em Santa Cruz: prazo relaxado (Metrô)

Não se pode dizer que o cenário surpreende afinal ele já é conhecido de outras épocas: político acelera as obras a fim de participar da inauguração e depois que deixa o cargo tudo volta ao normal. Ou seja, ritmo lento e previsões mais distantes. É o que se vê agora nas obras de ampliação da Linha 5-Lilás, após a saída de Geraldo Alckmin do governo do estado para concorrer à Presidência da República.

A linha hoje conta com 11 estações em horário pleno e uma em operação assistida e deve ficar completa quando ganhar outras cinco paradas até o final do ano. A ampliação crucial, no entanto, envolve as estações Santa Cruz e Chácara Klabin que finalmente conectarão a linha 5 às linhas 1 e 2 do Metrô. Com isso, estima-se que toda rede sofrerá mudanças em seu fluxo pela possibilidade de alterar alguns caminhos hoje usados – além de chegar a regiões até então não atendidas por trilhos.

Durante a abertura de Moema, em 6 abril, o governo prometeu abrir quatro estações (além das duas citadas também AACD-Servidor e Hospital São Paulo) em 60 dias, ou seja, no início de junho. Portanto, estaríamos a um mês da tão esperada inauguração, mas o que se vê nesses canteiros em nada lembra o corre-corre que presenciamos em Moema ou mesmo em Borba Gato, aberta no ano passado.

Sem a pressão eleitoral as duas estações de conexão seguem num ritmo relativamente tranquilo, de acabamento e instalação de sistemas. Imagens de abril publicadas pelo Metrô mostram os bloqueios sendo instalados em Santa Cruz, porém, detalhes como vidros da clarabóia somente nesta semana começaram a ser aplicados. É possível que haja tempo para que elas sejam finalizadas o suficiente para a inauguração mas a grande dúvida está no sistema de sinalização, o sempre lembrado CBTC, necessário para que os trens possam chegar até o final da linha.

Desde a abertura de Moema, ou seja, há exato um mês não há mais testes aos domingos e a própria estação mais nova da linha continua funcionando em horário limitado ao contrário de Eucaliptos que passou apenas 30 dias em testes.

A ironia é que as duas estações seguintes estão praticamente finalizadas há meses. AACD Servidor, por exemplo, ficou pronta muito antes de Eucaliptos e Moema e terá um impacto importante na mobilidade de pessoas que utilizam os hospitais do entorno. Porém, o Metrô optou por esperar para abri-la.

Concessão próxima

Para completar, a Bombardier, responsável não só pelo CBTC como também pelas portas de plataforma, está correndo para instalar o equipamento em Santa Cruz e Chácara Klabin que, pelo seu grande movimento, não poderiam funcionar sem esse recurso – nas demais, com exceção de Brooklin, elas seguem sem previsão.

Outra contagem regressiva que já está contando é a da concessão à Via Mobilidade, concessionária que venceu o leilão em janeiro. A empresa deverá assumir a linha no início de agosto, ou seja, em 90 dias.

A redução no ritmo das obras também pode ser vista em São Paulo-Morumbi, prometida para julho, mas que está ainda na parte civil, e também nas quatro estações restantes da Linha 15. Apesar disso, a pressão eleitoral pode fazer com que haja uma nova aceleração para acabar essas obras, isso porque o atual governador Márcio França, que é candidato a reeleição, tem até o dia 7 de julho (90 dias antes do pleito) para participar de inaugurações. Ou seja, preparem-se para a volta da correria.

Veja também: Linha 13 Jade passa a funcionar todos os dias

Plataforma de AACD (Metrô)

About the author

Ricardo Meier

É um entusiasta do assunto mobilidade e sobretudo do impacto positivo que o transporte sobre trilhos pode promover nas grandes cidades brasileiras. Também escreve nos sites Airway (aviação) e AUTOO (automóveis).

22 Comentários

Click here to post a comment
  • Como sempre otimo artigo seu Ricardo ! Confirma de forma clara e cristalina aquilo que todo mundo sabia, falta muito para terminar as paradas Santa Cruz e Chacara Klabin da linha 5 !
    Se for terminar em junho vai ser muito proximo do dia 30 de junho, com possibilidade de escorregar para julho 2018 ?
    Quanto a parada Morumbi da linha 4 amarela, ta claro que julho ta quase impossivel ! agora tem que ver se agosto ou setembro sao meses possiveis ?

    • julho de 2018? sinceramente espero que não, mas tudo é possível….

      mudei de trabalho no começo do ano, pensei que por morar em moema, proximo ao metro eucaliptus era so esperar a integração com a linha azul e sucesso! so que nao.

      Não sei se boto fé que ainda esse ano poderei ir de metro ao trabalho

      triste…

  • Está com cara de que estão empurrando essas obras pra serem inauguradas próximo as eleições, o que indica que devem ficar prontas em setembro ou outubro.

  • Poderiam fazer uma linha de monotrilho do terminal Santo Amaro/Largo Treze até o terminal Parelheiros com integração no terminal Jardim Ângela e terminal Jacira..

  • Vendo os vídeos divulgados pelo Metrô essa semana, dá pra se ter uma noção de que a coisa ainda tá meio longe. Ainda não entendi porque já não inauguraram AACD-Servidor e Hospital São Paulo. E em Chácara Klabin, só mostram aquele caixote que parece um portal pra outro universo. Nunca mostraram imagens no interior da estação. E outra coisa que reparei agora: alguma notícia das passagens entre a linha 5 e as linhas 1 e 2?

  • Mas para o Paulista e paulistano, está bom manter o PSDB no poder desde 1993, não? Então, acho é pouco. Esse é o preço que se paga por votar errado.

    Nunca dão chance e outro candidato de outro partido e muitos acham que é só PT e PSDB….então é isso que dá!

  • Eu aguardo ansiosamente essas integrações, principalmente a com a linha Azul (Santa Cruz). Moro na região do Capão Redondo e às vezes preciso ir no centro velho ou na zona Norte (pro terminal do Tietê, por exemplo) e a integração da linha Lilás com a Azul me seria bastante útil. A zona norte fica extremamente longe do extremo sul (Capão Redondo). Isso sem falar que em breve poderei começar a fazer curso próximo ao metrô Armênia (linha Azul). Com essa integração, chegaria mil vezes mais rápido lá.

  • Façam um artigo falando sobre como essas integrações serão (arquitetura das estações, detalhes, túneis, escadas rolantes, etc). Isso se puderem, é claro.

  • Meu tio que trabalha no Metro disse que AACD e Hospital Sp abrem em junho e as duas integrações em Julho.

  • A velocidade esta bem abaixo do esperado, mas torcemos para que pelo menos fique pronto nos próximos meses, será de grande ajuda para a cidade.

  • Ótima reportagem! A Via Mobilidade deve pressionar o governo à entregar as estações praticamente prontas o quanto antes porque quanto mais cedo o período de testes começar, mais rápido eles conseguem cobrar.
    Acho impressionante a demora para entregar as estações Santa Cruz e Chácara Klabin devido ao impacto positivo que elas terão nas baldeações da Paulista e da Pinheiros, na diminuição do fluxo de carros e na redução da lotação nos ônibus em direção ao Itaim, Brooklin e Vila Olímpia.

  • Com este lengalenga de sempre (novidade!) estação Santa Cruz está mais para Santa Crua.

  • Liguei no metro e disseram que AACD e Hosp SP seriam inauguradas até o fim do mes. Tomara que dia 30. Lembrando que o governador só poderá participar das inauguraçoes até dia 07.09. Então espera a corrida maluca para fazer material de propaganda politica. Sempre a mesma safadeza. O povo que se lasque

  • Gostaria muito de saber o que significa os “calombos” que fizeram na calçada em frente a futura estação Santa Cruz – linha lilás e agora pintadas de amarelo e preto??!!!!!! Não consigo entender… Alguém saberia???? Está muito estranho e ridículo.

    • Nossa também quero saber, parece um trabalho extremamente porco. Provável erro de projeto. Inadmissível pensando em pessoas com mobilidade reduzida.

  • Alguma novidade sobre abertura de horário comercial da estação Moema? Parabéns pelo trabalho!

  • Cara, que notícia absolutamente triste…já não acredito nem que serão inauguradas este ano…mais um ano, eu espero esta integração desde 2014, ano que foram prometidas estas integrações…mas, mais uma vez, cometi a estupidez de ter esperança que, como está lá no site do Metrô, seriam inauguradas entre maio e junho de 2018. Nada novo, de novo, nesta terra.
    Um grande abraço

Posts mais compartilhados

AUTOO