Após impasse, ANAC define minuta de inclusão do projeto do People Mover de Guarulhos

O Aeromovel, People Mover do consórcio AeroGRU

Sem evoluir nas negociações entre o governo federal e a GRU Airport, concessionária que administra o Aeroporto de Guarulhos, a diretoria da ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil) aprovou a minuta do aditivo contratual que permitirá a implantação do sistema People Mover que ligará o terminal à Linha 13-Jade da CPTM.

A reunião virtual ocorreu na terça-feira, 27, com a apresentação do caso pelo relator, Tiago Pereira, que expôs os principais fatos do projeto. Como este site revelou, há uma discordância entre a GRU e setores do governo quanto à escolha da fornecedora – a concessionária prefere a empresa austríaca Doppelmayr, com proposta mais cara, enquanto a a ANAC não abre mão da proposta mais barata, feita pelo consórcio brasileiro AeroGRU.

Depois de várias idas e vindas, com a produção de aditivos de ambas as partes, sem qualquer acordo, Pereira explicou que a Superintendência de Regulação Econõmica dos Aeroportos (SRA) decidiu produzir o aditivo baseado em pontos já com consenso e obedecendo os parâmetros iniciais elencados pelo Ministério da Infraestrutura.

Com isso, a minuta estipula um teto de investimentos no projeto baseado na primeira proposta da AeroGRU. Já o custo operacional usará como base o quarto aditivo produzido, ambos com reajustes de acordo com índices conhecidos no mercado.

O traçado é o mesmo do projeto original da GRU Airport

Na visão da diretoria da ANAC, a GRU Airport deverá arcar com os riscos da implantação e operação, algo que ela não deseja, sobretudo por considerar o sistema da AeroGRU não totalmente testado. A empresa teme uma possível difuculdade em implantá-lo e operá-lo e por isso chegou a propor uma implementação por fases, o que o governo nega de forma veeemente.

Apesar da definição pela nova minuta, o projeto segue indefenido já que o aditivo precisará passar pelo crivo do Ministério da Infraestrutura, pela aceitação pela GRU Airport e ainda ser considerado legal pelo Tribunal de Contas da União (TCU), caso se prove vantajoso para as contas públicas.

Em outras palavras, o People Mover continua sendo um projeto complexo e cheio de incertezas mais de dois anos após o governador João Doria anunciá-lo como solução para substituir os ônibus da GRU Airport que fazem hoje a ligação entre a estação da CPTM e o Aeroporto de Guarulhos.

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