Assim como Brigadeiro, estação Santana tem mais um leilão de naming rights sem vencedor

Empresa DSM, única participante da sessão de entrega de propostas, ofereceu mensalidade de R$ 110 mil ao Metrô, que não aceitou
Trem deixa a estação Santana (Jean Carlos)

O “cabo de guerra” entre o Metrô e a empresa de marketing DSM sobre a venda dos “naming rights” teve mais um capítulo nesta sexta-feira, 23. E novamente o leilão do direito de renomeação parcial de uma estação terminou sem acordo já que a companhia do estado não aceitou o valor de R$ 110 mil mensais oferecido pela DSM por Santana, da Linha 1-Azul.

Trata-se da repetição do ocorrido na primeira licitação, em 10 de agosto. Nos dois leilões, a DSM fez uma oferta inicial de R$ 40 mil e, por conta da ausência de concorrentes, passou a negociar com os representantes do Metrô. O valor máximo de R$ 110 mil voltou a não ser aceito.

No dia anterior, as duas empresas haviam passado por situação semelhante no leilão de naming rights da estação Brigadeiro.

Estranhamente, o Metrô tem insistido na oferta individual do direito de patrocínio em vez de realizar uma concessão geral em que poderia ser uma espécie de “sócio” na negociação com os verdadeiros anunciantes. Ou seja, a mesma postura em relação ao inventário publicitário da empresa, que é gerido pela JCDecaux.

Em vez disso, o Metrô tem insistido em buscar os anunciantes ou então empresas de marketing interessadas em revender a terceiros o direito de utilizar o espaço nas estações. É justamente o caso da DSM, que arrematou quatro concessões e já negociou três delas, Penha, Carrão e Saúde.

No único leilão bem sucedido de 2022, o Metrô aceitou uma proposta de R$ 130 mil de remuneração mensal pelo direito de patrocinar a estação Clínicas, da Linha 2-Verde. O futuro anunciante da estação ainda não é conhecido.

Esquema visual usado na estação Carrão (CMSP)

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2 comments
  1. Certament deveremos escolher um nome d alguem conhecido no bairro d Santana, alguem q participou do desenvolvimento da regiao ou d algum comercio q tenha influencia no bairro. NAO vamos incorrer no mesmo erro idiota da estacao Jardim Sao Paulo q escolheram o nome de airton sena da silva, pois esse cara NAO tem nada haver com o bairro do Jd SPaulo, nunca esteve aqui, nem sabia da existencia desse bairro, alem d nem morar no Brasil. EU sou residente no bairro e fui totalmente contra batizarem “nossa”estacao com o nome desse rapaz.

  2. Quanto o metrô esta perdendo de receita adicional, por não aceitar as propostas naming rights com valores consideráveis, acima de 110 mil reais mensais , se fizermos uma conta rápida, 55 estações linhas verde / vermelha / azul , mais 14 estações monotrilho , um total de 69 estações, menos as 3 com naming rights concedidos, restam 66 estações a uma média de 100 mil reais mensais por estação, geraria uma receita adicional de 6 milhões e seiscentos mil por mês, e mais de 79 milhões ano , e em 10 anos seriam 790 milhões de reais! Que poderia ser utilizado para expansão da rede, modernização da frota , melhorias nas estações ; exemplo: aditivo de portas de plataforma da linha verde .

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