Audiência pública de concessão das linhas 11-Coral, 12-Safira e 13-Jade deve ocorrer em maio

Trem da Linha 11-Coral (Jean Carlos)

O governo Tarcísio de Freitas (Republicanos) planeja apresentar a concessão das linhas 11-Coral, 12-Safira e 13-Jade, da CPTM, em audiência pública em maio.

A previsão partiu do secretário de Parcerias em Investimentos (SPI), Rafael Benini, durante evento de chegada do Tatuzão Sul, da Linha 6-Laranja, à futura estação PUC-Cardoso de Almeida.

Segundo Benini, os três ramais de trens metropolitanos deverão ter seus trajetos estendidos após a concessão.

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A Linha 12-Safira, que hoje tem a estação terminal em Calmon Viana, deverá seguir até Suzano, um projeto que já foi iniciado em outras gestões.

Rafael Benini, secretário de Parcerias em Investimentos (GESP)

Já a Linha 11-Coral poderá ser estendida até César de Sousa, em Mogi das Cruzes, enquanto a Linha 13-Jade terá um trecho a partir do Aeroporto de Guarulhos até a região de Bonsucesso.

CCR já fez estudo sobre concessão das três linhas

O secretário também chamou a concessão de “PPP”, ou seja, uma parceria público-privada, modalidade diferente do que ocorre com as linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda, que são operadas pela ViaMobilidade.

Nesse caso, o governo e ente privado dividem os investimentos na operação e expansão do serviço.

Linhas 11-Coral, 12-Safira e 13-Jade da CPTM

A concessão dos três ramais da CPTM foi sugerida pelo grupo CCR à gestão anterior, como revelou este site com exclusividade.

Por meio de uma Manifestação de Interesse Privado, a empresa fez um estudo preliminar em 2021 sobre a possibilidade de as linhas serem repassadas para a iniciativa privada

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