Cinco concorrentes entregam propostas para realizar sondagens da Linha 16-Violeta

Valores variaram de R$ 2 milhões a quase R$ 10 milhões. Metrô intimou proponente com o menor valor de proposta a apresentar detalhes até o dia 24
Estações previstas na Linha 16-Violeta
Estações previstas na Linha 16-Violeta (CMSP)

Cinco empresas participaram da sessão pública de entrega de propostas para a licitação de investigações geotécnicas e sondagens que mapearão as redes de utilidade pública que cruzam o trajeto da Linha 16-Violeta, do Metrô.

Os valores tiveram uma ampla variação, indo de R$ 1,98 milhão no caso da proponente Evolução Engenharia Construção e Administração, a R$ 9,7 milhões, entregue pelo Consórcio EPT Reconverte.

A companhia intimou a Evolução a enviar as planilhas de preços e serviços para a sede do Metrô até o dia 24 para que seja analisado a viabilidade da proposta.

Os demais participantes da licitação foram a DSoraes Empreendimentos, com proposta de R$ 5,7 milhões, Consórcio Alphageos Geocontrole Planal, que propôs R$ 7,9 milhões, e o Consórcio Regea Aragon (R$ 4,4 milhões).

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As investigações geotécnicas e sondagens são fundamentais para que o Metrô possa validar os estudos iniciais da Linha 16-Violeta e assim fornecer subsídios para o anteprojeto de engenharia e arquitetura e o projeto básico, fruto de outra licitação lançada.

Com inovações tecnológicas como o uso de um tatuzão de diâmetro expandido, estações com elevadores e túneis com 5% de inclinação, a Linha 16 tem o potencial de revolucionar a implantação de linhas subterrâneas.

No entanto, ainda não há prazo para que ela seja lançada de fato.

O novo traçado da Linha 16: esticada até Cidade Tiradentes (CMSP)

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  1. A linha 16 violeta poderia ter um trajeto após estação Santa Marcelina passando por Vila Carmosina, Conj. José Bonifácio, Jardim São Pedro/São João, Fazenda do Carmo e Cidade Tiradentes.

  2. Sugestão linha 16 Violeta : trecho Santa Marcelina, Vila Carmosina/Jacu Pêssego, José Bonifacio/Praça Brasil, Jardim São João, Fazenda do Carmo, Cidade Tiradentes.

  3. Poderiam expandir a linha laranja de São Joaquim até a Cidade Tiradentes, antes estava previsto que a linha laranja iria até a Cidade Líder, Ao expandir a linha laranja em direção ao leste passaria por mais ou menos a mesma região em que passaria Está linha 16 violeta e não seria necessário construir outro pátio para os trens. Isto economiza tempo e dinheiro.

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