Plataforma da estação Engenheiro Manoel Feio é completamente interditada para avanço de obras de acessibilidade

Estação é uma das três dentro do município de Itaquaquecetuba que está recebendo readequações. O investimento nas obras é de R$ 31 milhões

Obras na estação Engenheiro Manoel Feio em fevereiro de 2023 (Jean Carlos)

A CPTM está realizando a adequação de diversas estações em suas linhas com o objetivo de torná-las ambientes plenamente acessíveis. Este é o caso da estação Engenheiro Manoel Feio que atende a Linha 12-Safira.

O site esteve na estação nesta terça-feira (14) para acompanhar o andamento das obras desta que faz parte das três estações localizadas no município de Itaquaquecetuba.

Confira também:

Atualmente as obras da estação já tomaram toda a extensão da plataforma 1 (sentido Brás) que está recebendo adequações quanto à sua altura de forma a minimizar o espaço entre o trem e a plataforma.

A cobertura foi completamente removida para facilitar as obras e a região próxima ao acesso da estação foi isolada de forma que fosse criada uma saída alternativa para a estação.

Devido a este fato, o atendimento aos trens da Linha 12-Safira se dá apenas nas plataformas 2 e 3. Para acessá-las é necessário que o passageiro faça a transposição através de uma passarela aberta, o que em dias de chuva pode prejudicar alguns passageiros.

Cabe citar que tal passarela não é dotada de qualquer item de acessibilidade, o que torna, pelo menos em caráter temporário, a experiência do passageiro bastante prejudicada.

Siga o MetrôCPTM nas redes: Facebook | LinkedIn | Youtube | Instagram | Twitter

Apesar disso, a promessa é que a estação ganhe uma nova passarela e inclusive novos elevadores, que poderão permitir maior autonomia aos passageiros com mobilidade reduzida.

No fundo da estação, sentido Calmon Viana, está sendo feito o prolongamento das plataforma e a construção de novos prédios operacionais. A estrutura metálica que abrigará o novo bicicletário está sendo construída.

A CPTM assinou o contrato para as obras no dia 17 de janeiro junto ao Consórcio Construtor Estação Manoel Feio que é composto pelas empresas Castilho Engenharia e Empreendimentos SA e Lopes Kalil Engenharia e Comercio Ltda.

O valor do contrato foi fechado por R$ 31 milhões, sendo que o consórcio responsável deverá executar os serviços do contrato em um prazo de 30 meses, sendo 18 meses de execução e 12 meses de operação assistida. O prazo de entrega das obras é para o segundo semestre de 2023.

3 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Carlos Eduardo
Carlos Eduardo
2 anos atrás

Precisa mesmo, a estação é horrível em todos em sentidos.

Rubens Teodoro da Silva
Rubens Teodoro da Silva
2 anos atrás

Tem que interditar é toda a obra , pois segundo políticos aqui da região , não será implantadas as escadas rolantes , nunca vi uma obra deste porte ser feita pela metade sem as devidas acessibilidades , o povo daqui sofre muito subindo estas escadas fixas ah mais de 50 anos , a não implantação destas escadas rolantes é um descaso , um desrespeito com está população que tanto sofre nesta cidade atrasada

Lucas Rabelo
Lucas Rabelo
2 anos atrás

Mais uma reforma meia boca, padrão CPTM dos últimos anos. Eu não achava o Alckmin grandes coisas, mas perto de Doria e Garcia era espetacular. CPTM parou no tempo na mão desses dois. Queria acreditar que Tarcísio mudará isso, mas sei que ele vai conceder tudo que possível.