Desde 3 de outubro, os passageiros da Linha 9-Esmeralda têm sido impactados por alterações nos intervalos do ramal em decorrência de serviços de manutenção.
Durante a greve dos funcionários do Metrô e CPTM, uma falha no sistema de energia afetou uma das vias da Linha 9-Esmeralda. A concessionária inclusive levantou suspeita de sabotagem através de atos de vandalismo.
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Independentemente da causa dos problemas, um fato é notório: a gravidade da avaria no sistema de rede aérea da Linha 9-Esmeralda foi de grandes proporções. Num dos trechos afetados houve rompimento dos cabos e dos elementos de sustentação dos cabos elétricos.
Houve também pontos onde os cabos estavam esfumaçando, denotando possível superaquecimento. Uma provável causa para este fenômeno é um curto circuito que eleva a corrente elétrica nos cabos.

Os cabos superaquecidos podem perder suas propriedades físicas e químicas, sendo inclusive suscetíveis à oxidação. A fiação de energia pode se tornar mais maleável do que o normal, além de também sofrer aumento em sua resistência elétrica aumentando os riscos de aquecimento dos cabos e gerando maior risco de falhas.
Como solução para este problema, a ViaMobilidade informou por meio de nota que está realizando a troca dos cabos danificados. Ao todo 1.500 metros foram trocados na semana passada. A meta é realizar a troca emergencial de 5.000 metros neste mês.

Segundo a concessionária, as chuvas fortes têm impactado a evolução nos serviços de manutenção que precisam ser paralisados constantemente. A empresa afirma ter reforçado o contingente do time de manutenção para atuar durante a operação comercial.