Concessão da Linha 15-Prata tem leilão adiado para novembro

Dos 27 trens, apenas quatro estão operando no trecho inicial
Trens de monotrilho da Linha 15: leilão agora remarcado para novembro

A assinatura do contrato de concessão onerosa da Linha 15-Prata, a primeira de monotrilho do Metrô, ficará a cargo do próximo governador do estado, a ser eleito no final deste ano. A razão é que a Secretaria dos Transportes Metropolitanos (STM) decidiu adiar novamente o leilão que ocorreria no próximo dia 31. Agora a nova data foi marcada para 22 de novembro apenas, ou seja, quase quatro meses depois.

É nesse dia que a STM receberá os envelopes com as propostas dos interessados e fará o leilão na Bolsa de Valores (B3) nos moldes do pregão realizado em janeiro para as linhas 5-Lilás e 17-Ouro. O site consultou a secretaria que enviou a seguinte resposta: “O certame foi postergado em mais 120 dias a pedido de empresas nacionais e internacionais do setor interessadas em participar da concorrência, que afirmam ser necessário mais tempo para preparar a documentação exigida na licitação”.

A concessão da Linha 15-Prata faz parte da estratégia da gestão anterior do PSDB que pregava que a medida irá promover redução de custos para o governo. O lance mínimo para levar a linha é de R$ 153,3 milhões e o governo acredita que a empresa que vencer o certame terá uma receita de R$ 4,5 bilhões durante os 20 anos de concessão. A data original de leilão estava marcada para 26 de junho, mas, de acordo com nota da STM, houve muitos questionamentos pelo fato de a linha ser num modal inédito.

Caso não haja novo adiamento e o leilão for bem sucedido, a assinatura do contrato só deve ocorrer em 2019 já na gestão do próximo governador do estado. Com isso, a concessionária assumirá a operação apenas no meio do ano que vem.

Veja também: Edital de concessão das linhas 8 e 9 da CTPM entra na reta final

 

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