CPTM fala em levar Expresso Leste para a Barra Funda e Linha 10 para a Luz

Trem da Série 8500 da CPTM
Trem da Série 8500 da CPTM

O plano de levar a Linha 11-Coral rumo a estação Palmeiras-Barra Funda não está esquecido. Mas para o feito, a Companhia Paulista de Trens Metropolitanos – CPTM teria que alterar outros dois pontos finais de duas linhas, sendo que o novo cenário agradaria parte dos usuários, e desagradaria outros tantos.

Planos da companhia preveem que a chegada do Expresso Leste na Barra Funda abriria caminho para a CPTM levar de volta a Linha 10-Turquesa até a estação da Luz, o que soaria como música para os ouvidos dos passageiros do ABC Paulista.

A informação foi dada pelo presidente da operadora, Pedro Moro, durante palestra em uma feira do setor. Mas se a notícia agrada parte dos usuários certamente desagrada outros.

A estação terminal da Linha 7-Rubi ficaria também na Barra Funda, o que já causou posts de indignação por parte dos passageiros que utilizam a ferrovia que vem de Jundiaí, Francisco Morato e Franco da Rocha. A partida do trem da Linha 7 em Barra Funda casaria com a intenção de ter o ponto inicial dos trens Intercidades também na estação que da nome ao “Verdão”.

Recentemente o site revelou que existem planos de conceder à iniciativa privada a Linha 7 junto aos trens de médio percurso, sendo que o Trem Intercidades entre SP e Campinas seria um serviço expresso da ferrovia que abriga os trens metropolitanos.

O projeto de trem regional prevê a primeira ligação entre São Paulo, passando por Jundiaí, Campinas e Americana.

Para colocar seu plano em prática, a CPTM deveria retomar o contrato de implantação do sistema de sinalização CBTC – Communications-Based Train Control, em português, sistema de Controle de Trens Baseado em Comunicação.

Em 2009 foi assinado um contrato de € 280 milhões com um consórcio formado pelas espanholas Dimetronic e Infoglobal e pela brasileira MPE Montagens e Projetos Especiais, prevendo a implantação do novo sistema que controla os trens nas Linhas 8-Diamante, 10-Turquesa e 11-Coral. Porém a funcionalidade não está operante até hoje. Em 2016 a empresa suspendeu a execução dos contratos em razão de readequação financeira.

Existem também uma informação de bastidores que faltam planos de vias de levar as composições do Expresso leste rumo a Barra Funda, o que poderia oferecer uma segunda opção aos usuários da Linha 3-Vermelha do Metrô.

 

 

Previous Post

Trem Intercidades irá até Americana mesmo que Rumo não queira, diz Doria

Next Post

Estação Campo Belo da Linha 5-Lilás pode ser aberta no dia 10 de abril

Related Posts