O plano de levar a Linha 11-Coral rumo a estação Palmeiras-Barra Funda não está esquecido. Mas para o feito, a Companhia Paulista de Trens Metropolitanos – CPTM teria que alterar outros dois pontos finais de duas linhas, sendo que o novo cenário agradaria parte dos usuários, e desagradaria outros tantos.
Planos da companhia preveem que a chegada do Expresso Leste na Barra Funda abriria caminho para a CPTM levar de volta a Linha 10-Turquesa até a estação da Luz, o que soaria como música para os ouvidos dos passageiros do ABC Paulista.
A informação foi dada pelo presidente da operadora, Pedro Moro, durante palestra em uma feira do setor. Mas se a notícia agrada parte dos usuários certamente desagrada outros.
A estação terminal da Linha 7-Rubi ficaria também na Barra Funda, o que já causou posts de indignação por parte dos passageiros que utilizam a ferrovia que vem de Jundiaí, Francisco Morato e Franco da Rocha. A partida do trem da Linha 7 em Barra Funda casaria com a intenção de ter o ponto inicial dos trens Intercidades também na estação que da nome ao “Verdão”.
Recentemente o site revelou que existem planos de conceder à iniciativa privada a Linha 7 junto aos trens de médio percurso, sendo que o Trem Intercidades entre SP e Campinas seria um serviço expresso da ferrovia que abriga os trens metropolitanos.
O projeto de trem regional prevê a primeira ligação entre São Paulo, passando por Jundiaí, Campinas e Americana.
Para colocar seu plano em prática, a CPTM deveria retomar o contrato de implantação do sistema de sinalização CBTC – Communications-Based Train Control, em português, sistema de Controle de Trens Baseado em Comunicação.
Existem também uma informação de bastidores que faltam planos de vias de levar as composições do Expresso leste rumo a Barra Funda, o que poderia oferecer uma segunda opção aos usuários da Linha 3-Vermelha do Metrô.