Em meio a trabalhos arqueológicos, obras da estação 14 Bis avançam lentamente

Estação 14 Bis em janeiro e neste mês (iTechdrones e LinhaUni)

O panorama no canteiro de obras principal da futura estação 14 Bis, da Linha 6-Laranja, seguia desanimador até a semana passada, quando o canal iTechdrones sobrevoou a região com seu drone.

Estação mais atrasada do ramal, 14 Bis havia atingido apenas 6,24% de evolução nas obras, segundo a LinhaUni, concessionária que operará o ramal de metrô. O dado se refere a agosto, portanto, o avanço atual deverá ser um pouco superior.

De fato, o vídeo do canal (abaixo) mostra alguma movimentação na área onde ficar a sede da escola de samba Vai-Vai.

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Numa comparação de imagens que abre este artigo é possível notar que houve mudanças na disposição do maquinário e materiais como ferragens para as paredes diafragma.

Uma escavadeira apropriada para esse tipo de atividade estava parada no meio do canteiro enquanto se via algum movimento de terra em certas partes do terreno.

A evolução das estações 14 Bis e Bela Vista

Em tese, as obras estão suspensas enquanto o trabalho de retirada de material arqueológico não é concluída. O sítio localizado na área e que contém resquícios do Quilombo Saracura pode ser visto na parte inferior da imagem.

Desde o começo do ano passado, as obras da estação 14 Bis tiveram um avanço acumulado de 5,63% até agosto deste ano. Como comparação, a estação Bela Vista, vizinha da parada do Bixiga, saltou de 2,17% para 35,12% no mesmo período.

Segundo o governo do estado, a Linha 6-Laranja deverá ser inaugurada em duas fases, a primeira entre Brasilândia e Água Branca em 2026, e a segunda desta estação até São Joaquim em 2027. É nesse trecho que está 14 Bis.

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