A Linha 19-Celeste é o grande próximo empreendimento do Metrô a ser implantado. Com a previsão de ser totalmente concluída no ano de 2030, o novo trecho deverá ligar a cidade de Guarulhos até o centro de São Paulo.
Prosseguindo com a série de matérias sobre as estações da Linha 19-Celeste, aqui vamos focar na futura estação Curuçá.
A parada deverá estar localizada no cruzamento entre a Rua Curuçá e a Avenida Guilherme Cotching na praça Santo Eduardo. Ambas possuem grande movimentação além do uso comercial.
No EIA (Estudo de Impacto Ambiental) é descrito a importância das principais avenidas. A avenida Gulherme Cotching tem a função de articular a região com a Marginal Tietê e a Ponte Presidente Jânio Quadros.
Por sua vez a Rua Curuçá permite a penetração aos bairros localizados a noroeste e a sudeste, captando parte da demanda da Linha 1-Azul.
Quanto ao uso e ocupação do solo, o EIA descreve o entorno com edificações possuindo “gabarito predominantemente baixo, uso residencial, com alguns edifícios comerciais baixos e poucos de grande porte ou industriais”
Os principais equipamentos existentes na região e que foram destacados pelo EIA são:
• E. E. Senador Paulo Egydio de Oliveira Carvalho;
• Uniban Campus Maria Cândida;
• Parque Vila Guilherme;
• Ambulatório Médico do Governo de São Paulo;
• EE Prof.ª Florinda Cardoso;
• EE Min Horácio Lafer;
• EE João Vieira de Almeida;
• Colégio Neolatino;
• Educação Complementar Pq Dom Macário;
• Centro Educacional Nova Aliança;
• Instituto Educacional Candelária;
• Escola de Educação Infantil Tia Lurdes;
• Escola Paulista de Agrimensura.
Devido a presença de equipamentos de educação, prevê-se que a estação poderá apresentar movimentação de usuários fora dos horários de pico, algo que ocorre em estações como São Joaquim da Linha 1-Azul e Santa Cecília da Linha 3-Vermelha.
Para a construção da Estação Curuçá deverá ser utilizado o método construtivo VCA (Vala a Céu Aberto). Para isso está previsto o “desvio do tráfego da Avenida Guilherme Cotching para as vias paralelas Guaranésia e Dias da Silva”.
Linha 23-Limão
Segundo os dados do projeto funcional da Linha 19-Celeste a demanda estimada para a estação será de 18 mil passageiros por dia. A parada deverá ter 20 metros de profundidade.
Ainda com base no projeto funcional, a estação Curuçá poderá receber futuramente integração com a Linha 23-Magenta (atual 23-Limão). Tendo isto em mente a estação poderá ampliar ainda mais o desenvolvimento local e integrar a região com as zonas leste e oeste da cidade, eixo previsto para a implantação da Linha 23.
Confira também as demais matérias sobre as estações da Linha 19-Celeste: