Em nota enviada para o jornal Bom Dia São Paulo, da TV Globo, nesta segunda-feira (05), o Metrô informou que deverá abrir a estação Jardim Planalto, da Linha 15-Prata, em julho. A parada, que estava cotada para ser inaugurada em abril, juntamente com outras quatro estações, acabou não sendo finalizada a tempo e retirada do evento.
Jardim Planalto também será a primeira estação no trecho da avenida Sapopemba. Outras três paradas em construção – Sapopemba, Fazenda da Juta e São Mateus – foram reprogramadas para setembro apenas. Com elas, a linha de monotrilho terá 10 estações ao todo – a 11ª estação, Jardim Colonial, deverá ser licitada este ano e concluída em 2021.a
Enquanto isso não ocorre, a operação assistida prossegue apenas das 10 horas às 15 horas. Havia expectativa de que ela fosse ampliada, como na estação Moema da Linha 5-Lilás, porém, o Metrô parece ter encontrado mais dificuldades no dia a dia da nova linha.

São Paulo-Morumbi atrasa
O Metrô também divulgou novas datas para as demais estações aguardadas para este ano. Na Linha 5-Lilás, a promessa agora é abrir quatro estações (AACD-Servidor, Hospital São Paulo, Santa Cruz e Chácara Klabin) em julho, mas sem uma data mais precisa. Não é impossível que a empresa abra apenas uma delas no início do mês que vem e deixar as demais para o final do mês, talvez agosto, para aproveitar a passagem da linha para a concessionária privada Via Mobilidade – ela assumirá a Linha 5 no dia 4 de agosto.
Na Linha 4-Amarela, a estação São Paulo-Morumbi, antes prometida para julho, agora é prevista apenas para o “segundo semestre de 2018”. Como o site mostrou em visita à obra, a estação ainda tem muito trabalho pela frente. Embora ela esteja progredindo bem, é nítido que falta muita coisa para que julho fosse viável. É bem provável que ela só abra mesmo entre o final do terceiro trimestre e começo do quarto trimestre.
Veja também: Veja como será a nova estação Chácara Klabin da Linha 5
