Estação Vila Maria da Linha 19-Celeste terá estacionamento integrado para veículos

Área disponível deverá ter 5,5 mil m². A demanda esperada para a estação é de 25 mil passageiros por dia
Estação Vila Maria: Previsão de 25 mil passageiros por dia (Jean Carlos)

Com a publicação do Estudo de Impacto Ambiental (EIA) da Linha 19-Celeste, é possível detalhar mais aspectos da implantação das diversas estações do trecho entre Anhangabaú e Bosque Maia em Guarulhos.

Continuando a série de matérias sobre as estações da Linha 19-Celeste, abordaremos neste artigo a futura estação Vila Maria.

A estação Vila Maria estará localizada no entroncamento da Avenida Guilherme Cotching com a Rua Alcântara. Segundo o EIA, a funcionalidade da estação está atrelada ao uso misto do solo, situação semelhante àquela encontrada na estação Curuçá.

Localização da estação Vila Maria (CMSP)

Dentre os principais pontos de interesse na região, o EIA destaca:

• Universidade Nove de Julho – Campus Vila Maria;
• Corpo de Bombeiros;
• ACM Vila Maria;
• Colégio Augusto Ribeiro;
• Colégio Nove de Julho.

Um dos fatos curiosos da estação Vila Maria é a possibilidade de integração modal com o automóvel. A localização da estação, próximo a Rodovia Presidente Dutra e a Marginal Tietê potencializa este tipo de integração. O fato de estar inserida fora do perímetro do rodízio municipal também influencia positivamente.

Segundo o EIA, está prevista a construção de um estacionamento com 5,5 mil m² com acesso direto à área de bilheterias e bloqueios.

O desenho e traçado da estação permitirá a minimização dos impactos quando da implantação da estação, possibilitando o fluxo parcial de veículos na Avenida Guilherme Cotching sem prejudicar o comércio local.

Corte e planta da estação (CMSP)

A estação Vila Maria deverá ter 20 metros de profundidade e será construída pelo método VCA. Os dados do projeto funcional indicam que a estação terá demanda de aproximadamente 25 mil passageiros por dia.

Confira também as demais matérias sobre as estações da Linha 19-Celeste:

Total
24
Shares
3 comments
    1. Previsão otimista é pra 2030, o projeto tá rolando começar a construir nos próximos anos justamente

  1. Será que ainda terá terreno para o metrô e estacionamento daqui a 25 anos para ficarem prontos???

Comments are closed.

Previous Post

Obras da Linha 17-Ouro entram lentamente em nova fase

Next Post

Linha 11-Coral depende de reforma na estação da Luz para ter intervalos mais baixos

Related Posts