Com inauguração prevista para este mês, estação João Dias entra na reta final

Estação da Linha 9-Esmeralda é construída pela iniciativa privada e ficará localizada entre as paradas Granja Julieta e Santo Amaro
O acesso de João Dias no dia 31 de agosto: inauguração em setembro (GESP)

O governo do estado divulgou imagens das obras da estação João Dias, da Linha 9-Esmeralda, com data do dia 31 de agosto, terça-feira. Nelas, é possível notar que os trabalhos entraram na reta final, com a instalação de equipamentos necessários para a operação, além de atividades relacionadas ao acabamento do acesso, passarela e plataforma.

Bancada e construída pela iniciativa privada, a nova estação tem previsão de entrega para setembro, embora ainda não exista uma data exata. A despeito disso, pelo que falta fazer ainda é bastante provável que a inauguração ocorra no final deste mês.

Caso seja confirmada, a conclusão da obra terá levado menos de dois anos. Em janeiro de 2020, a CPTM divulgou ter recebido a licença de instalação, que permitiu o início dos trabalhos. Nos meses seguintes, a Telar, construtora contratada pela Brookfield Properties, empresa que banca o projeto, começou a preparar o terreno do acesso.

Em junho do ano passado, a Telar iniciou as fundações do prédio ao lado do conjunto corporativo e de lá para cá o avanço foi notável para uma obra planejada originalmente para levar dois anos e meio.

As imagens mostram a instalação de brises e vidros no prédio principal. Por dentro já é visível o SSO e a presença de tubulações para permitir a implantação de equipamentos elétricos e iluminação.

Já a plataforma central conta com piso tátil e paineis laterais que darão acabamento ao projeto. Semanas atrás, a CPTM passou a utilizar as novas vias que serão usadas na operação da nova estação.

Embora tenha uma previsão modesta de demanda, de pouco mais de 10 mil usuários por dia, a estação João Dias está numa região com grande potencial de adensamento, o que certamente pode fazer esse número crescer nos próximos anos.

Projeto foi sugerido e bancado pela iniciativa privada (GESP)

A iniciativa inédita, no entanto, ainda não gerou projetos semelhantes na CPTM e no Metrô. Houve sugestões de que a futura estação Pirelli, da Linha 10-Turquesa, possa ser construída da mesma forma, mas nada ocorreu até o momento, o que é uma pena, diante da ótima experiência proporcionada pela Brookfield.

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  1. Quando não tem ninguém mal intencionado à frente das obras, tudo corre como esperado. Que venham mais projetos assim.

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