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Saiba o status das obras de expansão do Metrô e da CPTM

Especial mostra em que estágio está a expansão da rede metroferroviária em São Paulo

Estação Morumbi da Linha 17 em janeiro de 2020 (CMSP)

Para acompanhar a evolução dos projetos de expansão da rede metroferroviária o site mantém esse post atualizado com o status de cada linha bem como um indicador sobre o andamento das obras.

Atualizado em 13 de fevereiro de 2020.

Confira como estão as obras:

Estação Água Rasa, uma das que fazem parte do escopo da PowerChina

Linha 2-Verde
Projeto: expansão no sentido leste, com 14,5 km de extensão entre Vila Prudente e a cidade de Guarulhos, com 13 estações.
Status: ordem de serviço emitida

A extensão da Linha 2 é um dos mais importantes projetos de expansão do Metrô por permitir um certo reequilíbrio nos deslocamentos. Além de ligar parte de Guarulhos com a malha férrea, a Linha 2 terá a função de dividir o fluxo de passageiros do eixo Leste onde hoje a Linha 3 e a Linha 11 sofrem para levar milhões de passageiros. O governo, no entanto, fará o trecho em duas fases, a primeira de 8,3 km até a estação Penha, com oito estações.

Situação

A gestão Doria decidiu retomar o projeto de expansão da Linha 2-Verde, porém, até a estação Penha numa primeira fase. Em 17 de janeiro de 2020, o governo emitiu a ordem de serviço para início das obras, finalmente. Espera-se que os canteiros comecem a ser viabilizados nos próximos meses. Já o trecho até Guarulhos depende de desapropriações, disse o secretário Alexandre Baldy.

Túnel de estacionamento ao lado da estação Vila Sônia (CMSP)

Linha 4-Amarela
Projeto: entrega da fase 2 da Linha, compreendendo mais quatro estações e ampliação do pátio.
Status: parcialmente inaugurada e parte em andamento

Depois de passar anos sendo tocada de forma lenta e mais um ano em processo de relicitação, a segunda fase da Linha 4-Amarela voltou a ser construída em agosto de 2016.

Em 2018, o Metrô finalmente entregou duas estações há tempos prometidas. A primeira foi a estação Higienópolis-Mackenzie foi aberta em janeiro. Colada à faculdade Mackenzie, a nova parada deve apresentar um movimento considerável. Em abril foi a vez de Oscar Freire, mas nesse caso a estação foi entregue com apenas um acesso – o secundário só foi concluído em julho de 2019.

A estação São Paulo-Morumbi, que voltou a ampliar a extensão da Linha 4, foi aberta em outubro de 2018. Agora os esforços são no sentido de concluir a estação Vila Sônia até o final de 2020, que terá um novo terminal de ônibus.

O governo também tenta alterar o contrato de concessão com a ViaQuatro para que seja possível que a empresa execute a construção do trecho até Taboão da Serra.

Linha 5-Lilás

Projeto: reforma e ampliação da estação Santo Amaro

Status: iniciada

Após entregar a estação Campo Belo, o projeto de ampliação da Linha 5 foi concluído. No entanto, uma obra importante ficou a cargo da ViaMobilidade, concessionária que opera o ramal, a reforma e ampliação da estação Santo Amaro.

Situação

As obras foram iniciadas no dia 27 de janeiro, segundo a ViaMobilidade. O prazo de conclusão é de até dois anos quando a circulação será ampliada em cerca de 4 mil m².

Linha 6 Laranja: Acciona deve retomar obra em 2020 (GESP)

Linha 6-Laranja
Projeto: nova linha subterrânea ligando a região da Brasilândia a estação São Joaquim, com 15,3 km de extensão e 15 estações
Status: parada

É, sem dúvida, o maior ‘abacaxi’ do governo do estado. Vendida como solução para acelerar a expansão do metrô, a PPP da Linha 6-Laranja acabou tornando-se um grande problema. Não só não acelerou as obras, que ficaram em banho maria enquanto eram resolvidos os casos de desapropriação como o consórcio vencedor, o Move São Paulo, não obteve financiamento do BNDES por ter entre seus sócios empresas investigadas na Lava Jato, incluindo a Odebrecht. Sem dinheiro, a Move São Paulo interrompeu a obra em 5 de setembro de 2016.

O que parecia ser um desfecho positivo em fevereiro acabou tornando-se uma péssima notícia. O grupo formado pelos chineses da CREC, a japonesa Mitsui e a RUASinvest, que havia acabado de entrar na sociedade, acabou desistindo de comprar a Move São Paulo. Com isso, o governo do estado já previa ter de realizar outra licitação após iniciar o processo de caducidade do contrato.

Ao assumir o governo, a gestão Doria decidiu suspender a efetivação da caducidade e buscou incentivar a Move São Paulo a encontrar um novo sócio ou comprador.

Situação

No final do ano passado, o governo do estado anunciou que a construtora espanhola Acciona havia fechado um acordo inicial com a Move São Paulo para assumir o projeto. Em 7 de fevereiro de 2020, foi confirmado que as duas empresas chegaram a um entendimento e agora é aguardada a análise de várias instâncias do governo para que um novo contrato seja redigido e assinado, abrindo espaço para a retomada das obras em 2020.

Estação Mendes-Vila Natal obras avançam com previsão de conclusão no final de 2020 (GESP)

Linha 9-Esmeralda
Projeto: extensão entre Grajaú e Varginha.
Status: em andamento

A mais simples das obras do governo do estado, a expansão da Linha Esmeralda até Varginha, incluindo a futura estação Mendes-Vila Natal, é mais um caso de gestão atrapalhada. Sem grandes desapropriações, com a via já existente, a obra segue em ritmo lento, para prejuízo de milhares de pessoas. O problema nesse caso foi contar com uma verba do governo federal que não chegou, entre outro motivos, porque o tipo de licitação feito pela CPTM não ser permitido pelo governo federal.

Situação

Em maio do ano passado, a estação Mendes-Natal foi retomada enquanto a estação Varginha ainda dependia de repasses do governo federal que finalmente foram liberados em janeiro, mas a previsão de entrega foi postergada para 2022.

O primeiro trem da Série 2500 na estação da Luz (CPTM)

Linha 13-Jade
Projeto: nova linha da CPTM que liga o aeroporto de Guarulhos à Linha 12-Safira.
Status: inaugurada

Em operação desde abril de 2018, a Linha 13-Jade conecta parcialmente o Aeroporto de Guarulhos à rede metroferroviária com três serviços, o comum até a estação Engenheiro Goulart, o Connect, até Brás, e o Airport Express, até Luz, mas com tarifa diferenciada.

Situação

Embora a parte civil esteja entregue, a Linha 13 ainda passa pela implantação e testes de sistemas, para que o intervalo entre os trens atinja o padrão – hoje ele é de 20 minutos. No entanto, um novo aditivo atrasou a conclusão do sistema de controle para o segundo semestre de 2020.

A boa notícia é que no dia 3 de fevereiro, a CPTM colocou em operação o primeiro de oito trens da Série 2500 fabricados pelo consórcio Temoinsa-Sifang na China.

Doria conseguiu convencer o governo federal a dar um desconto para a GRU Airport, concessionário do aeroporto, para que ela tire do papel o “people mover” que ligará a estação Aeroporto Guarulhos ao terminal aerooportuário. Prometido para 2021, o projeto no entanto está bastante atrasado e somente em fevereiro de 2020, a GRU enviou à ANAC as propostas que recebeu de interessados em implantar a linha.

Obras da estação Jardim Colonial devem ser concluídas em 2021 (CMSP)

Linha 15-Prata
Projeto: extensão entre Vila União e Jardim Colonial.
Status: em obras

O primeiro monotrilho de grande porte brasileiro teve mais quatro estações abertas em abril de 2018. São Lucas, Camilo Haddad, Vila Tolstói e Vila União foram inauguradas em meio à poeira e ainda muito a fazer. Desde janeiro de 2019, o trecho opera comercialmente e tem ampliado sua demanda mês a mês, e ganhou mais uma estações em agosto – Jardim Planalto.

Situação

O governo do estado finalmente entregou as três estações prometidas para 2018. Sapopemba, Fazenda da Juta e São Mateus passaram a funcionar em horário reduzido em dezembro de 2019 e no início de 2020 começaram a operar em todo o horário do Metrô.

As obras agora se concentram na estação Jardim Colonial, 11ª do sistema, que será entregue em 2021, e também em melhorias nas vias como extensões para aumentar o número de trens nos horários de pico. O governo também está avançando com os estudos para levá-la até Ipiranga e após Jardim Colonial.

A  concessionária ViaMobilidade – Linha 15, que já deveria ter assumido a operação do Metrô, acabou tendo a licitação anulada provisoriamente pela Justiça após ação do Sindicato dos Metroviários. O governo deve recorrer.

Estação Morumbi da Linha 17 em janeiro de 2020 (CMSP)

Linha 17-Ouro
Projeto: nova linha de monotrilho cuja primeira fase ligará o aeroporto às linhas 5-Lilás e 9-Esmeralda.
Status: em andamento

O monotrilho da Zona Sul é, sem dúvida, um exemplo claro de projeto mal planejado e executado. Seu percurso passa por áreas complicadas, incluindo córregos, áreas ocupadas por habitações provisórias, cemitério e avenidas que ainda não saíram do papel, além de um trecho beirando o rio Pinheiros e de difícil execução. Não fosse apenas isso, foi licitado sem que os projetos estivessem prontos, mas quis aproveitar as verbas destinada às obras de mobilidade da Copa do Mundo de 2014, sem sucesso.

Para fechar a sequência desastrosa, o governo congelou as duas fases restantes da linha, uma que ligará o monotrilho à Linha 1-Azul no Jabaquara, e outra que passará pela região do Morumbi, incluindo Paraisópolis indo até a avenida Francisco Morato, onde se conectará à Linha 4-Amarela. Os dois trechos passam por comunidades carentes, mas envolvem a contrapartida da prefeitura da cidade. Na gestão Haddad, no entanto, as obras previstas foram suspensas.

Situação

Após anos de disputas judiciais e idas e vindas, o Metrô rescindiu contrato com o consórcio Monotrilho Integração, composto por Andrade Gutierrez, CR Almeida e Scomi. Em maio de 2019, a empresa lançou uma licitação para obras complementares da Linha 17 que foram vencidas pela Constran. No entanto, outras participantes recorreram e a decisão só foi tomada no início de 2020, com veredicto favorável ao Metrô. A empresa deve iniciar seus trabalhos no primeiro semestre de 2020.

Outra licitação, para os sistemas e trens de monotrilho, teve como melhor proposta a realizada pelo consórcio Signnaling, composto pelas empresas T´Trans, Bom Sinal e Molinari e que não têm um projeto próprio de monotrilho. Em vez disso, propuseram concluir os trabalhos da Scomi, assumindo seu espólio.

Em fevereiro de 2020, o Metrô excluiu o Signalling por questões financeiras e técnicas e apontou a chinesa BYD como vencedora. No entanto, semanas depois tanto o Signalling quando o consórcio CQCT, formado por empresas chinesas ligadas à CRRC, entraram com recurso administrativo para reverter a decisão.

Linha 18-Bronze
Projeto: nova linha em monotrilho que ligará o ABC Paulista às linhas 10-Turquesa e 2-Verde na estação Tamanduateí.
Status: cancelada

Segunda PPP de metrô do estado, a Linha 18-Bronze estava desde 2014 aguardando um empréstimo para o governo do estado executar as desapropriações do trecho. O valor deveria ter vindo originalmente de um repasse do PAC, mas o governo federal, endividado, só ficou na promessa. Sem essa verba, o governo do estado tentou obter autorização para um empréstimo no exterior, mas foi proibido pelo Ministério da Fazenda por conta da situação fiscal. Quando obteve o aval, no entanto, ainda assim a gestão Alckmin não conseguiu fechar um financiamento.

Situação

Após prometer tirar a Linha 18 do papel, o governador João Doria anunciou o cancelamento do projeto. Em vez de metrô, o ABC terá um BRT, corredor de ônibus com pistas expressas. Apesar de prever que o modal seria executado em menos tempo que o monotrilho, o governo do estado até fevereiro de 2020 não havia apresentado nenhum dado concreto sobre o projeto. A mais recente promessa é que isso ocorra até o fim do semestre.

O trajeto da Linha 19-Celeste

Linha 19-Celeste

Projeto: ligação subterrânea de metrô pesado entre Guarulhos e a região do Campo Belo, na Zona Sul de São Paulo
Status: projeto básico e levantamentos

É a prometida linha que irá do centro de Guarulhos até o Anhangabaú na primeira fase. A gestão Doria tem dado atenção para esse ramal liberando a contratação do projeto básico e de estudos do solo e de desapropriações.

Situação

Trata-se de um projeto complexo e caro, estimado em R$ 15 bilhões e que deve ser oferecido à iniciativa privada. Nos últimos meses, o Metrô contratou empresas para realizarem os estudos que darão base para a produção do projeto básico, condição para o lançamento do edital.

O percurso estimado da Linha 20-Rosa

Linha 20-Rosa

Projeto: ligação subterrânea de metrô pesado entre São Bernardo do Campo e a Lapa
Status: parada

A Linha 20 era uma proposta de PPP do governo Alckmin cuja primeira fase ligaria a Lapa a Moema passando pela avenida Faria Lima. Mas o projeto foi considerado muito caro e acabou colocado na geladeira. Ao cancelar a Linha 18, o governo Doria tirou o projeto da linha Rosa do limbo, agora com a meta de incluir também a segunda fase, que vai da região de Rudge Ramos, em São Bernardo do Campo, até Moema.

Situação

Até mais cara que a Linha 19, a Linha 20-Rosa ainda não passa de um estudo simples. A expectativa é que em 2020 sejam contratados os projetos funcional e básico que darão subsídios para uma futura licitação. Um valor para isso foi adicionado ao orçamento do estado este ano, mas até aqui o Metrô não contratou nenhum serviço.

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Felipe
Felipe
8 anos atrás

Excelente matéria, muito bom poder acompanhar o andamento das obras de forma objetiva e imparcial, parabéns.

Priscilla
Priscilla
8 anos atrás
Responder para  Felipe

Gostei, assim fica muito mais fácil trabalhar pois trabalho acompanhando as mudanças das obras do metrô, obrigada!

Nilton Aurelio
Nilton Aurelio
8 anos atrás

Até parece uma pagina oficial, mas bem diferente quando se busca uma informação realista porem sem idealismo, também sou um apaixonado pela mobilização urbana e agora tenho um veiculo de informação confiável e ativa. Parabéns pelo blog, não estamos mais no escuro.

Rafael Costa
Rafael Costa
8 anos atrás

Olá Ricardo, como vai? Este post é espetacular, parabéns pela qualidade e precisão nas informações, tenho esperança que essas linhas um dia sejam todas concluídas, pois querendo ou não, de 2011 para cá se iniciou uma grande expansão, se continuar neste ritmo e superado a crise econômica, com certeza poderemos ficar mais otimistas.
Abraço!

Donaldo Dagnone
Donaldo Dagnone
8 anos atrás

Mantenha reports mensais, Meier!!!! Vai aumentar muito a audiência do METROCPTM!!!!

Marcos
Marcos
7 anos atrás

Ótimo post consolidando as informações!
Porém tá mais que na hora de uma atualização hein…

Lucas
7 anos atrás

Tem notícias do Expresso Leste e da Linha 12 até Suzano?

Leandro Gomes Dos Santos
Leandro Gomes Dos Santos
6 anos atrás
Responder para  Lucas

Esquece nem o expresso foi até Suzano qto mais. Linha 12ªSafira.

Joaquim
Joaquim
7 anos atrás

Querido Ricardo, durante a reportagem notei uma foto falando sobre um túnel de ligação ao aeroporto, por favor, me diz sobre o que isso se trata?

Rafael Almeida
Rafael Almeida
6 anos atrás
Responder para  Ricardo Meier

E quanto ao metrô no Jardim Ângela

PAULO NUNES
PAULO NUNES
7 anos atrás

Matéria mais detalhada que consegui sobre o assunto. Parabéns.

robson bertezini
robson bertezini
7 anos atrás

O fato é que as obras estão atrasadas, por motivos,que vão desde de a crise econômica,a erros de projetos e gestão. No entanto, por mais que se tenha investido no metrô nos últimos 10 anos, SP, assim como outras grandes capitais, contam com redes pequenas de metrô e trens. Mesmo que todas as obras saiam do papel a rede continuará aquém das necessidades. Há uma discussão nos blogs sobre mobilidade urbana em São Paulo, ao meu ver estéril, se deve-se contar a CPTM como metrô ou não. Se contássemos a CPTM como metrô, teríamos cerca de 335 km de trilhos. Aí, não ficaríamos tanto atrás de Londres e Paris, por exemplo, com 408 km e 213 km de metrô,respectivamente. Mas temos que ver que Londres tem 8 milhões de habitantes e Paris, com a Grande Paris, 14 milhões. SP mais Grande SP têm 21 milhões. Paris tem ,além do metrô, um serviços de trens (RER) que tem mais de 350 km, ou seja mais de 560 km para 12 milhões. Londres está construindo uma extensão de 120 km, o que dará 520 km para 8 milhões. Ou seja,SP e outras capitais brasileiras estão bem atrás,mesmo contando com a CPTM, o que leva a conclusão que devemos nos preocupar em expandir mais rapidamente a rede e encontrar soluções para isso, o que ao meu ver, deveria ser o principal motivo de preocupação dos blogs. Infelizmente, dada a ausência de recursos, será imprescindível o estado buscar outras fontes de recursos.Elas terão que vir do transporte individual : pedágio urbano, vinculação do IPVA, da CIDE, para não faltar recursos para outras áreas como saúde, segurança e educação e também não comprometer mais ainda a situação fiscal dos entes. Não poderão prescindir de recursos federais que devem ser doados a fundo perdido como foi e é feito no primeiro mudo.A participação do setor privado, por meio de PPPS será importante, mas é limitada, como mostram as experiências da linha 4 e 6 do metrô paulista. Na real, resolver o dificílimo problema da mobilidade urbana requer vontade política e medidas impopulares para provocar mudanças estruturais na forma de financiar grandes projetos de metrô e trens.

Antonio Lins
Antonio Lins
7 anos atrás
Responder para  robson bertezini

Acredito qye deve ser contado, nos Metrôs de todos paises inúmeras linhas têm a mesma qualidade da CPTM.

Roberto
Roberto
7 anos atrás

Acredito que tamanhos atrasos não sejam apenas pela ineficiência da gestão Alckmin, mas principalmente pela corrupção e pelas eleições 2018. Claro, o impacto de inaugurar obras em datas próximas às eleições é muito maior e portanto rende muito mais votos. E uma obra que fica 10 anos em execução rende muito mais dinheiro para propina do que uma obra de 2 ou 3 anos. Enquanto está em andamento, está rolando mesadas para a turma da câmara.

Roberto
Roberto
7 anos atrás

A propósito, excelente artigo. Congrats!

Donaldo Dagnone
Donaldo Dagnone
7 anos atrás

Hora de atualizar, RMeier!!!!

JOAO BOER NETO
JOAO BOER NETO
7 anos atrás

Muito boa esta ultima atualização…..Posso sugerir ?? O posto poderia vir acompanhado de um mapa da rede (não aquele do site do metro) sobre o mapa da cidade com identificação das linhas em obra.

Henry
Henry
7 anos atrás
Responder para  JOAO BOER NETO

Boa dica. Inclusive com a integração com os corredores dedicados de ônibus.
Ainda não encontrei um mapa que preste com os corredores dedicados + Metro + Trem

George
George
7 anos atrás

Parabéns pelo excelente blog, adoro acompanhar o andamento das obras, e vcs fazem um ótimo trabalho. Continuem assim, estou sempre antenado aqui. Abraço

luiz
luiz
7 anos atrás

Parabéns pelo trabalho no blog/site, exemplar. O que nos entristece são os séculos de atraso em que se encontra o Brasil em matéria de trens e metro.

Eduardo
Eduardo
7 anos atrás

Ontem (23 de janeiro de 2018) finalmente foi aberta (ainda em fase de testes com horário reduzido) a estação Higienópolis-Mackenzie.

Adilio Faustini
Adilio Faustini
7 anos atrás

Acompanho diariamente, ficou muito bom o novo Lay out.Parabéns.

José Bomfim
José Bomfim
7 anos atrás

Prezados….vergonha mesmo é a expansão do trem do Grajaú até Varginha. Até a presente data totalmente parada um descaso total para com a população. Resido próximo e vejo o local da obra totalmente abandonado servindo como depósito de entulhos de toda espécie, mato alto…etc. E o pior o que já foi feito provavelmente vai ter que refazer, grades danificadas, fiações da iluminação não existem mais, aberturas no piso por falta de grades que foram levadas, não existe mais corrimão, enfim um abandono total. Os materiais deixados (linhas do trem, dormentes e outros materiais jogados expostos as intempéries…isto é nosso dinheiro jogado fora. Só por Deus mesmo.

Alexandre
Alexandre
7 anos atrás

O conteúdo está bom, bem detalhado e organizado. Pena que tenha alguns erros, como, por exemplo, o trecho em que é dito: “Formado pela CCR e RUASinvest, ele ofereceu mais de R$ 558 de outorga” ~ 558 Reais? Claro que não, mas são 558 mi? Bi?

Além disso, há alguns erros de português, também; não chega a comprometer a compreensão, mas é triste ver que, hoje em dia, os editoriais não assumem mais a mesma responsabilidade de terem seus textos sempre impecáveis.

vinicius
vinicius
6 anos atrás
Responder para  Ricardo Meier

Olá Ricardo! Site ótimo! Sou fã do seu trabalho. Uma coisa> no cabeçalho do site, na tarja roxa com o logotipo do site , há o número das linhas da rede ferroviária (1 até 18), e estão com links quebrados, sem direcionamento pros marcadores das respectivas linhas. ex: linha 1 direciona para o link https://www.metrocptm.com.br/linha-1/, que não tem página

Obrigado pelo entusiasmo e presteza com seu trabalho!

Ademir Aguiar
Ademir Aguiar
7 anos atrás

Ricardo
Parabéns pelo seu trabalho.
Como sugestão gostaria de ver uma matéria sobre o estado de abandono de vários imóveis desapropriados nas futuras estações da linha 2 (trecho vila prudente a guarulhos). Muito lixo e invasores em algumas destas areas. Incrível a falta de planejamento desta obra.

Ademir Aguiar
Ademir Aguiar
7 anos atrás

Ricardo
Parabéns pelo seu trabalho. Acompanho intensamente todos os comentários a respeito da mobilidade urbana na região metropolitana.
Só tem algo que nunca vi ser comentado por aqui. Refere-se ao fato da companhia do Metro, por questão de estatuto, não poder operar em cidades fora da capital. Neste caso os serviços ficaram a cargo da CPTM.
Assim sendo, a futura linha 18-Bronze do monotrilho não poderia jamais ser operada pelo Metro, por atingir municípios do Grande ABC. Talvez por isso vai ser operada pelo consórcio Vem Abc.
Acho esta informação de extrema importância, uma vez que tem muito usuário achando que a linha 2 chegará a Guarulhos. Não chegará. Irá somente até a divisa com a capital.
Um abraço.

Alessandro Bano
Alessandro Bano
6 anos atrás

Ricardo, tem informações sobre a estação de Suzano?
Expresso leste e prolongamento da linha 12?
Parabéns pelo post!!!

Fabiano Fernandes Barra Evangelista
Fabiano Fernandes Barra Evangelista
6 anos atrás

Na avenida Bandeirantes da pra ver várias caixas parecidas com aquelas que são as portas de estações. Estão lá abandonadas.

Lucas Rabelo
Lucas Rabelo
6 anos atrás

E a Estação Suzano? Segue em obras (quase paradas), mas nem se tem sombra do Expresso Leste e da Linha 12. Será se tem previsão de entrega?

David
David
6 anos atrás

Olá Ricardo,

Obrigado pelas atualizações, para mim tem sido um bom canal para me atualizar referente a questão da expansão do metrô/cptm que como cidadão me é muito cara. Tenho, contudo, dois pontos referente ao texto, que gostaria de lançar aqui:

– No dia 14 de junho a Veja São Paulo publicou https://vejasp.abril.com.br/cidades/estacoes-metro-inauguracao-2018/ publicou matéria informando que na verdade as estações da linha Lilás prometidas para julho serão entregues até o fim do ano e não mais em julho, como havia sido anunciado: “O Metrô afirma que, até o fim do ano, inaugura dez estações de três linhas, ainda sem mês definido. São elas AACD-Servidor, Hospital São Paulo, Santa Cruz, Chácara Klabin e Campo Belo, da Linha 5-Lilás; São Paulo-Morumbi, da Linha 4-Amarela; e Jardim Planalto, Sapopemba, Fazenda da Juta e São Mateus, da Linha 15-Prata.” Você chegou a apurar isso?

– Pela credibilidade que deposito nesse veículo achei a frase destacada do seu texto um pouco dúbia: “Este ano, com muito esforço, o governo entregou Eucaliptos e em abril a estação Moema.” Dúbia para mim, como leitor, porque não sei se “muito esforço” aqui é ligado efetivamente a uma crítica ou a defesa do governo. Se foi em tom de critica, pediria, como leitor, que você pudesse pensar em outros recursos para expressá-la, se foi em tom de defesa, afirmando, por exemplo, que o governo estaria fazendo tudo que estivesse ao seu alcance, e além, eu, e entendo que juntamente com a população, precisaria discordar, uma vez que está evidente nos meios de comunicação, incluso as mídias sociais, que na verdade não há esforço do governo, ainda menos “muito esforço”, mas escancaradamente o descaso, no que toca ao transporte público. Quem se esforça somos nós, você acompanhando com vigor esses processos e nós acreditando que vamos encontrar melhorias na infraestrutura do local onde vivemos.

Celso
Celso
6 anos atrás

Passei hoje pela estação de metrô Hospital São Paulo e fui perguntar para funcionários sobre a previsão de entrega. Eles disseram que ainda faltava muita coisa (como elevadores) e que o que dizem a eles que a previsão de entrega é, na melhor das hipóteses, para agosto. Isto uma estação que à primeira vista está praticamente pronta! O que dirá Santa Cruz!

Gabriel
Gabriel
6 anos atrás

Que matéria!

Rodrigo
Rodrigo
6 anos atrás

A linha 4 amarela tem projeto para chegar até o Taboão da Serra ou vai terminar na Vila Sônia

valdeir souza
valdeir souza
6 anos atrás

Matéria de quase 2 meses, já passou da hora de atualizar a situação no metro morumbi……

Renato
Renato
6 anos atrás

Primeiro passo a se fazer se quisermos que alguma coisa mude….

Não eleger mais politicos do PSDB, pois é que nem sindico: Não faz uma boa gestão, TROCA.

Elegeu o Doria? Aguentem a bucha, ESPEREM 20 anos SEM RECLAMAR. QUE PIORE MAIS E MAIS!

A minha parte eu faço. Não voto em politicos da velha guarda….PMDB e PSDB principalmente.

Esse ano teremos cerca de 10 candidatos ao governo estadual. A chance está ai. Façamos nossa parte, punindo partidos e politicos que fazem um governo ruim.

Enquanto as pessoas aceitarem quietas a farra desse tipo de governo, nada vai mudar e tudo continuará igual…

Matheus Henrique
Matheus Henrique
6 anos atrás
Responder para  Renato

Não estamos nem aí pra sua opinião/gosto público.

Aqui tratamos apenas da questão metroferroviaria.

Renato
Renato
6 anos atrás
Responder para  Matheus Henrique

Não me lembro de ter pedido a sua opinião também.

Se não gostou, problema seu.

valdeir souza
valdeir souza
6 anos atrás

Temos lido em vários portais e sites que foi divulgado pelo secretário a previsão de inauguração da estação São Paulo-Morumbi para outubro próximo e não mais setembro!!

Rafael Almeida
Rafael Almeida
6 anos atrás

Cadê o metrô do jardim Ângela

Italo Giacomin
Italo Giacomin
6 anos atrás

Gostaria de saber as linhas que estão em projeto, se há alguma previsão de serem licitadas, em que trechos irão passar e quais seriam as possíveis estações. Além disso, essa ideia da CPTM em privatizar as linhas 8 e 9, além da linha 7, eh vdd? Quero saber se existe alguma intenção em reativar as obras da nova estação Jaraguá, linha 7-Rubi, suspensas desde 2014.

João Ferreira de Lima
6 anos atrás
Responder para  Italo Giacomin

Italo as linhas 8 e 9 da CPTM e a linha 2 verde do METRO com certeza sera concedida a iniciativa privada como ja e hoje as linhas 4 amarela 5 lilas e 15 prata do monotrilho e fique tranquilo que sera a melhor opção ja que o estado não tem braço pracuidar de tudo isso e sera criada uma agencia reguladora para fiscalizar o serviço prestado

Matheus Henrique Ferreira Silva
Matheus Henrique Ferreira Silva
5 anos atrás

Ricardo, atualiza essa parte aí: ” Em abril foi a vez de Oscar Freire, mas nesse caso a estação foi entregue com apenas um acesso – o secundário segue em obras e deve ser entregue em julho de 2019.”

O segundo acesso da estação Oscar Freire já foi inaugurada em Julho de 2019: http://www.saopaulo.sp.gov.br/spnoticias/governo-entrega-acesso-clinicas-da-estacao-oscar-freire-e-anuncia-obras-na-capao-redond/

Abraço.

rodrigo Vieira
rodrigo Vieira
5 anos atrás

Que cemiterio é esse que passa a Linha 17-Ouro?

Rocha
Rocha
5 anos atrás

Este blog é interesante, muitas informações. O grande problema é que ele é muito “chapa branca”. Não há texto crítico sobre os recorrentes atrasos do governo estadual sobre a expansão. O blog sempre “compra” a versão oficial dos textos da CPTM e METRO. Uma pena.

NILTON APARECIDO AURELIO
NILTON APARECIDO AURELIO
5 anos atrás

Estou desalentado, não se fala da linha 22 que ligaria a cidade de Cotia a estações próxima a Faria Lima e Butantã. Seria um importante alivio na zona oeste quanto ao congestionadíssimo e único caminho pela rodovia Raposo Tavares. Esse projeto existe mas nem se falam dele. Se uma obra de metro no papel leva 6 anos, na pratica 12 anos imagine quanto tempo levara esse que ainda é só um embrião…

Italo Andrade
Italo Andrade
5 anos atrás

Queria muito saber se há nos planos do Metrô, a extensão oeste da linha 2-Verde, no sentido Cerro Corá – Imperatriz Leopoldina?? Conectando assim com a linha 8-Diamante, e quem sabe no futuro, sonho de ver essa linha ser estendida até Pirituba da linha 7-Rubi, passando por Remédios, Jaguara, Vila Mangalot e São Domingos, até Pirituba, sonho msm!
Quanto a um projeto antigo que era de levar a linha 12-Safira até Suzano, acrescentando apenas mais uma estação aí, já que hj a linha termina em Calmon Viana.

Ivo
Ivo
5 anos atrás
Responder para  Italo Andrade

Não está nos planos por falta de demanda (conforme apresentados nos projetos PITU-Plano Integrado de Transportes Urbanos de 2020 e 2025 e Rede essencial do Metrô). A única expansão prevista para o lado oeste da Linha 2 é até a Avenida Cerro Corá.

Lucas Rabelo
Lucas Rabelo
5 anos atrás

Podiam extender aessa 1ª fase da Linha 19 – Celeste por mais duas ou três estações até Guarulhos – Cecap, integrando-se à Linha 13 – Jade.