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Linha 15-Prata deve operar em horário pleno até São Mateus a partir de 6 de janeiro, diz secretário

Em resposta a seguidor nas redes sociais, Alexandre Baldy afirmou que ramal de monotrilho passará a funcionar das 4h40 à meia-noite dentro de duas semanas
A partir do dia 6 de janeiro, Linha 15 funcionará em horário pleno até São Mateus, promete secretário

O ano de 2020 começará com novidades para os passageiros que utilizam ou desejam usufruir da Linha 15-Prata em horários mais amplos. Em resposta a um seguidor no Twitter, o secretário dos Transportes Metropolitanos, Alexandre Baldy, revelou que o novo trecho do ramal de monotrilho passará a funcionar das 4h40 à meia-noite a partir do dia 06 de janeiro, primeira segunda-feira do próximo ano.

Desde esta segunda-feira, 23, as três estações inauguradas em dezembro, Sapopemba, Fazenda da Juta e São Mateus, estão operando em horário ampliado, das 9 horas da manhã às 16 horas com cobrança de tarifa. Embora seja um período duas horas maior do que na estreia, o novo horário de funcionamento ainda não atende a maioria dos potenciais usuários do ramal.

Não se sabe ainda se o Metrô fará mais uma ampliação do horário nos próximos 13 dias, mas a notícia de que a Linha 15-Prata operará de forma plena em todas as suas dez estações é uma ótima notícia de que o sistema estaria suficientemente maduro para dar conta de uma demanda cerca de três vezes maior do que hoje.

Vale lembrar que a Linha 15-Prata transportava apenas 32 mil passageiros por dia útil há exato um ano, quando contava com seis estações. Ou seja, o movimento deve se multiplicar por praticamente dez vezes num espaço curto de tempo.

Expectativa é que movimento triplique nos próximos meses (CMSP)

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A Linha 15-Prata é o primeiro monotrilho comercial do Brasil e está em operação desde agosto de 2014. Durante a inauguração das três estações, no dia 16, o governo confirmou os planos de retomar a construção dos trechos remanescentes nos próximos anos. A expectativa, segundo o secretário, é iniciar as obras da estação Ipiranga ainda em 2020. Ela terá a função de distribuir parte dos usuários ao ligar o ramal com a Linha 10-Turquesa, da CPTM, facilitando o caminho de quem segue para o centro da capital.

Na outra ponta, o projeto é maior e mais complexo. Restam seis estações até o terminal Hospital Cidade Tiradentes e serão necessárias modificações nas vias para comportar a construção dos piladores do monotrilho. A ideia é que esse trecho evolua em fases, sendo licitado em lotes como o das duas próximas estações Boa Esperança e Jacu-Pêssego.

Apesar de erroneamente divulgado por parte da grande imprensa, o governo do estado não prometeu inaugurar o trecho até Cidade Tiradentes até 2022. O objetivo é viabilizar o início da construção dessa fase dentro de três anos, mas a conclusão dentro dessa data é praticamente impossível.

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Ricardo Meier

É um entusiasta do assunto mobilidade e sobretudo do impacto positivo que o transporte sobre trilhos pode promover nas grandes cidades brasileiras. Também escreve nos sites Airway (aviação) e AUTOO (automóveis).

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