Linha 15-Prata é fechada após colisão entre dois trens antes do início da operação

Trens se chocaram na manhã desta quarta-feira antes do início da operação (Reprodução/TV Globo)

Uma colisão entre dois trens de monotrilho poucos minutos antes da abertura da operação interrompeu o funcionamento da Linha 15-Prata nesta manhã de quarta-feira (8). As duas composições M14 e M15 estavam sendo posicionadas para início dos serviços quando houve o choque entre as estações Sapopemba e Jardim Planalto.

O Metrô afirmou que os dois trens sofreram um choque “leve”, mas imagens aéreas da TV Globo mostram um estrago bastante grande em ambos os vagões. A cabine foi esmagada com a batida, destruindo o para-brisa e a chamada máscara frontal. Os trens Innovia 300, fabricados pela Alstom não possuem condutores presenciais, sendo operados de forma remota.

A Linha 15-Prata chegou a operar a partir das 5h10 entre Vila Prudente e Vila União, mas o Sindicato dos Metroviários organizou um movimento entre os funcionários para impedir a operação parcial.

Com isso, o ramal acabou sendo paralisado e os passageiros estão utilizando o serviço PAESE, de ônibus. A companhia, no entanto, conseguiu restabelecer parte da operação no final da manhã.

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“Por volta das 4h30, fora da operação comercial, durante o posicionamento dos trens ao longo da Linha 15-Prata, duas composições se chocaram levemente entre as estações Sapopemba e Jardim Planalto. Nenhum funcionário se feriu neste incidente. O Metrô já iniciou apuração para saber o motivo desta colisão”, diz a nota do Metrô.

Mais tarde a companhia reconheceu que o dois trens estavam com operadores na cabine e um deles reclamou de dores no ombro e foi levado a um hospital, explicou Antonio Márcio, gerente de operações do Metrô, em entrevista ao Bom dia SP. Ele ainda reconheceu que um dos trens estava na via contrária e que o choque foi frontal.

É a segunda vez que trens da Linha 15-Prata se chocam. Em 29 de janeiro de 2019, duas composições do monotrilho passaram por um episódio parecido, mas na estação Jardim Planalto, próximo de onde ocorreu o incidente de hoje. Assim como no episódio desta quarta-feira, os trens já estavam fora de serviço. Na ocasião, o Metrô apontou um erro humano como causa do problema. De acordo com a empresa, um funcionário teria tornado o trem M22 “invisível” ao sistema de controle de trens ao desligar equipamentos relacionados ao CBTC.

Sistema de controle de trens

A Linha 15-Prata, a despeito de utilizar o modal de monotrilho, utiliza um sistema de controle de trens semelhante ao de outros ramais do Metrô como as linhas 2-Verde, 4-Amarela e 5-Lilás, o CBTC (Controle de Trens baseado em Comunicação), que é considerado o mais eficiente o mercado.

O CBTC permite que os trens circulem com segurança por todo o trajeto já que todas as composições estão conectadas e visíveis no sistema, o que significa que qualquer problema com uma delas será automaticamente refletido no chamado “carrossel”, reduzindo ou parando a circulação se necessário.

Já durante o período fora de operação, o Metrô realiza a movimentação dos trens de forma diversa. Há composições operadas automaticamente, mas também em modo manual, como no caso de hoje. E quando o trem está sob comando humano o sistema não interfere. Ainda assim causa estranheza que dois trens estejam numa mesma via em sentidos contrários.

 

Os monotrilhos acidentados: trem da direita não era visível no sistema CBTC (Yamas75/Instagram)
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