Linha 2-Verde, Linha 9-Esmeralda, VLT e Trens Intercidades estão contemplados em novo PAC

Nova edição do Programa de Aceleração do Crescimento do governo federal incluiu vários projetos ferroviários no país, incluindo São Paulo

O governo federal lançou nesta sexta-feira (11) o novo PAC (Programa de Aceleração do Crescimento), cujo objetivo é investir R$ 1,7 trilhão em projetos em todos os estados do Brasil na área da infraestrutura, saúde, meio ambiente, entre outros, sendo R$ 1,4 trilhão até 2026 e R$ 320,5 bilhões após 2026.

Vários projetos na área de mobilidade sobre trilhos foram incluídos, entre eles quatro projetos no estado de São Paulo. Ainda não há, contudo, detalhes sobre como o PAC ajudará esses empreendimentos. Algumas obras, como o caso da extensão da Linha 9-Esmeralda, já estão em fase final de conclusão.

Veja os projetos sobre trilhos que participarão do programa:

  • Extensão da Linha 2-Verde do Metrô – Techo Vila Prudente-Penha e Penha-Guarulhos
  • Extensão da Linha 9-Esmeralda – Grajaú/Varginha
  • VLT Baixada Santista
  • Trem de Passageiros Intercidades SP-Campinas
Tatuzão sendo montado no fundo da vala (iTechdrones)
Tatuzão da Linha 2-Verde sendo montado no Complexo Rapadura (iTechdrones)

Em São Paulo, além da área de trilhos, obras no transporte rodoviário como BRT, corredores e terminais de ônibus também também estão sendo considerados.

Outra grande obra que está incluída no PAC é a construção do Túnel Santos-Guarujá, cujas obras têm previsão de serem iniciadas no fim de 2024 e começo de 2025.

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O túnel servirá como ligação seca entre os dois municípios para o deslocamento de veículos, bicicletas e pedestres. A construção do túnel será feita por meio de uma parceria entre o governo federal e o governo estadual.

O projeto segue moldes para que possa abrigar o VLT da Baixada Santista futuramente.

Obras da Fase 2 avançam em Santos (Jean Carlos)
Obras da Fase 2 avançam em Santos (Jean Carlos)

Para outros estados, também foram contemplados projetos de mobilidade urbana por trilhos. Confira:

Alagoas: Transporte ferroviário de Maceió

Bahia: Sistema Metroviário de Salvador

Ceará: Metrô de Fortaleza – Linha Leste 1 e 2

DF: Modernização do metrô e Expansão do Metrô Ceilândia

Paraíba: Transporte ferroviário de João Pessoa

Pernambuco: Requalificação Metrô de Recife

Rio de Janeiro: Linha 3 do Metrô do Rio de Janeiro

 

 

 

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  1. Na minha opinião, “desnecessária” esse inclusão da Linha 9, uma vez que a obra já em reta final. O Governo do Estado poderia arcar com as despesas finais e destravar outros projetos no PAC, como as extensões da Linha 17 pro Jabaquara e São Paulo – Morumbi, da Linha 12 – Safira pra Suzano, reconstruções de estações antigas da CPTM, entre outros

  2. Os PACs anteriores foram um fracasso absoluto de obras faraônicas inacabadas e muita corrupção. Mas agora vai funcionar, pode confiar.

  3. Essas obras que foram colocadas no PAC são piadas, porque a maioria jáestão em fase final, pra que PAC?????

    Coloca verba na extenão pra guarulhos, linha celeste, tunel Guarujá, TIC pra várias cidades

    não entendo

  4. Expandir a linha 2 até Guarulhos antes de existir a linha 19 vai sobrecarregar a linha 2. Seria melhor fazer o Arco Norte, como estava nos projeto original e expandir a futura linha 19 até o Parque Cecap para integrar com a linha 13 da CPTM.

  5. O governo federal dä o $ depois o gov. estadual diz que fez tudo sozinho. Sou engenheiro sim. Arco norte uma pinóia

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