O governo federal lançou nesta sexta-feira (11) o novo PAC (Programa de Aceleração do Crescimento), cujo objetivo é investir R$ 1,7 trilhão em projetos em todos os estados do Brasil na área da infraestrutura, saúde, meio ambiente, entre outros, sendo R$ 1,4 trilhão até 2026 e R$ 320,5 bilhões após 2026.
Vários projetos na área de mobilidade sobre trilhos foram incluídos, entre eles quatro projetos no estado de São Paulo. Ainda não há, contudo, detalhes sobre como o PAC ajudará esses empreendimentos. Algumas obras, como o caso da extensão da Linha 9-Esmeralda, já estão em fase final de conclusão.
Veja os projetos sobre trilhos que participarão do programa:
- Extensão da Linha 2-Verde do Metrô – Techo Vila Prudente-Penha e Penha-Guarulhos
- Extensão da Linha 9-Esmeralda – Grajaú/Varginha
- VLT Baixada Santista
- Trem de Passageiros Intercidades SP-Campinas
Em São Paulo, além da área de trilhos, obras no transporte rodoviário como BRT, corredores e terminais de ônibus também também estão sendo considerados.
Outra grande obra que está incluída no PAC é a construção do Túnel Santos-Guarujá, cujas obras têm previsão de serem iniciadas no fim de 2024 e começo de 2025.
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O túnel servirá como ligação seca entre os dois municípios para o deslocamento de veículos, bicicletas e pedestres. A construção do túnel será feita por meio de uma parceria entre o governo federal e o governo estadual.
O projeto segue moldes para que possa abrigar o VLT da Baixada Santista futuramente.
Para outros estados, também foram contemplados projetos de mobilidade urbana por trilhos. Confira:
Alagoas: Transporte ferroviário de Maceió
Bahia: Sistema Metroviário de Salvador
Ceará: Metrô de Fortaleza – Linha Leste 1 e 2
DF: Modernização do metrô e Expansão do Metrô Ceilândia
Paraíba: Transporte ferroviário de João Pessoa
Pernambuco: Requalificação Metrô de Recife
Rio de Janeiro: Linha 3 do Metrô do Rio de Janeiro
Na minha opinião, “desnecessária” esse inclusão da Linha 9, uma vez que a obra já em reta final. O Governo do Estado poderia arcar com as despesas finais e destravar outros projetos no PAC, como as extensões da Linha 17 pro Jabaquara e São Paulo – Morumbi, da Linha 12 – Safira pra Suzano, reconstruções de estações antigas da CPTM, entre outros
já vi esse filme antes….que Deus proteja esse país….
Os PACs anteriores foram um fracasso absoluto de obras faraônicas inacabadas e muita corrupção. Mas agora vai funcionar, pode confiar.
Essas obras que foram colocadas no PAC são piadas, porque a maioria jáestão em fase final, pra que PAC?????
Coloca verba na extenão pra guarulhos, linha celeste, tunel Guarujá, TIC pra várias cidades
não entendo
tudo conversa fiada
tem gente que ainda acredita nesse mentiroso
nesse gope cai quem quer
Expandir a linha 2 até Guarulhos antes de existir a linha 19 vai sobrecarregar a linha 2. Seria melhor fazer o Arco Norte, como estava nos projeto original e expandir a futura linha 19 até o Parque Cecap para integrar com a linha 13 da CPTM.
Agora sim, o Brasil no rumo certo. Só não vê quem não quer.
Vejo um monte de engenheiros com vasta experiência em obras de grande porte comentando. 😏😣
O governo federal dä o $ depois o gov. estadual diz que fez tudo sozinho. Sou engenheiro sim. Arco norte uma pinóia