Metrô fará sondagens no subsolo do traçado da Linha 20-Rosa

Companhia lançou licitação nesta terça-feira, 12, para serviços que são necessários para produção do projeto funcional do ramal de mais de 30 km
Linha 20-Rosa
Linha 20-Rosa (Montagem sobre foto do Metrô)

O Metrô de São Paulo publicou no Diário Oficial desta terça-feira, 12, uma segunda licitação para o projeto da Linha 20-Rosa, que deverá interligar o ABC Paulista com a região da Água Branca, na Zona Norte da capital. Trata-se do serviço de sondagem, investigações geotécnicas e mapeamento e cadastramento de redes de utilidades públicas e que servirá de subsídio para o projeto funcional e anteprojeto de engenharia do ramal, em fase final de contratação.

Para não se limitar a apenas reproduzir texto oficial, o site analisou os documentos da licitação para explicar afinal do que se trata esse segundo certame e qual seu peso de fato no andamento do projeto da Linha 20. A primeira constatação é que o serviço de sondagem não é um “novo passo” para concretizar o ramal e sim parte da primeira fase do processo. A razão é que o projeto funcional depende desse levantamento, ou seja, a segunda licitação está intrinsicamente ligada à primeira.

A segunda constatação é que o novo edital reforça o horizonte distante desse projeto, a despeito do esforço da gestão Doria em fazer parecer que a Linha 20 é algo palpável. A entrega das propostas está marcada para 29 de setembro apenas, o que faz crer que o vencedor da concorrência só deverá assinar contrato em meados do quatro trimestre. Como o contrato tem vigência de 12 meses e prazo de entrega dos serviços de 8 meses, a empresa que fará o projeto funcional só terá o estudo no segundo semestre do ano que vem.

De fato, a primeira licitação tem um prazo bastante longo, de 32 meses, o que deve levar a conclusão do serviço para o primeiro semestre de 2023 se não houve nenhum tipo de recurso de concorrentes derrotados. Como mostrou o site em julho, o consórcio GPO-GEOCOMPANY-GEOTEC, formado pelas empresas GPO Sistran Engenharia, Geocompany Tecnologia Engenharia e Meio Ambiente e GEOTEC Consultoria Ambiental, propôs um custo de R$ 5.315.227,80 e foi indicada como vencedora do certame pelo Metrô.

O grupo apresentou os documentos para habilitação no final de julho, mas até esta quarta-feira, 13, o Metrô não havia ainda comunicado se o consórcio atendeu aos requisitos. Caso isso ocorra, então será preparada a assinatura do contrato, quando então pode-se afirmar que a contagem regressiva para a Linha 20-Rosa começará a valer de fato.

Traçado atualizado da Linha 20-Rosa: inclusão de Santa Marina e nova direção até a estação Santo André (CMSP)

Projeto complexo

Este site tem insistido em desmistificar as promessas de que a Linha 20 é uma realidade. Embora seja um projeto que entrou no radar do Metrô há bastante tempo, até aqui pouca coisa evoluiu. O traçado, por exemplo, já passou por várias modificações por conta das mudanças apontadas pela pesquisa Origem Destino. Também previa priorizar o trecho dentro da capital paulista e que tem maior potencial de redistribuir e equilibrar a demanda de usuários, mas o governo atual optou por incluir o segundo trecho depois de cancelar a Linha 18-Bronze.

Com o projeto funcional e as sondagens, será possível entender a viabilidade do traçado e identificar possíveis riscos e dificuldades pelo trajeto. Estações, poços de ventilação e pátios de manutenção e estacionamentos terão seus locais apontados, embora isso só seja ratificado posteriormente pelo projeto básico.

Com um trajeto perimetral, a Linha 20-Rosa tem um enorme potencial de tornar a malha metroferroviária mais eficiente. Isso porque interligará ao menos 10 linhas do Metrô e CPTM, criando novos “nós” na rede, ou seja, pontos de conexão que ampliam as possibilidades de percursos. No entanto, sua inserção é complexa por incluir regiões bastante diversas, seja a divisa de São Paulo com São Bernardo, com habitações populares e indústrias, seja por atravessar o eixo da avenida Faria Lima, de metro quadrado caríssimo, ou ainda por precisar vencer as elevações da Lapa para então chegar à estação Santa Marina, onde se conectará à Linha 6-Laranja.

Mapa de estações da Linha 20-Rosa

Por ser um ramal destacado da rede (de funcionamento indendendente), a Linha 20 terá de contemplar um pátio na sua primeira fase e isso é um dos pontos mais importantes do projeto. É preciso encontrar uma ou mais áreas disponíveis para acomodar essa estrutura de manutenção. Se ele ficar na região da Lapa, por exemplo, o ramal certamente começaria por ali, ou pelo ABC caso o Metrô aponte que o pátio poderá ser instalado ao sul.

O governo Doria promete conceder a Linha 20-Rosa à iniciativa privada em modelagem inédita. Segundo Alexandre Baldy, atualmente secretário de Transportes Metropolitanos licenciado do cargo, essa concessão terá um formato mais agressivo, que facilitará desapropriações, por exemplo. A expectativa é que a gestão expanda as possibilidades de exploração comercial da linha, envolvendo a implantação de negócios associados às estações como forma de gerar mais receitas e assim reduzir a contrapartida pública.

O peso da Linha 20 nos planos de Doria são tão grandes que o governo admite que pode colocar a Linha 19 na “geladeira” enquanto chega à uma modelagem final. Vale dizer que o ramal de metrô de Guarulhos está numa etapa bem mais avançada que a linha Rosa.

Resta saber se o próximo(a) governador(a) dará sequência aos planos da Linha 20 já que é pouco provável que a licitação de concessão do ramal ocorra nesta gestão.

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8 comments
  1. Acho um tiro no pé colocar a Linha 19 na geladeira pra ver o que acontece com a Linha 20. O Governo já não tem nenhum projeto de Linha em andamento além dessa duas, aí vai “abrir mão” de uma em detrimento da outra? Péssima escolha.

    1. Eu concordo com vc Lucas, mas o governo deve estar fazendo isso devido ao cancelamento da linha 18 e como em 2 anos tem eleição para governador o Doriana quer mostrar que fez algo pelo ABC, porém a população de Garulhos que sai no prejuizo.

    2. Ainda acho que essa Linha 20 não passa de uma “cortina de fumaça” para abafar um pouco a sacanagem que fizeram com a Linha Bronze.

  2. Dória irresponsável, essa linha completa não fica pronta em menos de 25 anos.

    A Linha 4-Amarela que é relativamente pequena se arrasta à quase 20 anos, quem dirá a linha 20-Rosa.

    Quem é do ABC, e votou no Dória, sabe quando verá Metrô na região? (Dependendo da idade que tiver) NUNCA!

  3. o melhor é ver o mapa da linha com um monte de integração, maioria delas de estações / linhas q nem sairão do papel … em 2100 quem sabe fica pronta.

  4. O Ricardo Meier fez um trabalho exemplar desta “Cronologia do cancelamento da Linha 18-Bronze”, assim como já havia feito uma planilha detalhada de todas linhas de Metrô pendentes, inconclusas e postergadas, inclusive incluindo vídeo de campanha política em que aparece o Dória prometendo sua realização da linha, fazendo lembrar o que levava o deputado federal cacique Mário Juruna PDT-RJ, que por não confiar nas voláteis palavras dos homens sempre vinha acompanhado de um gravador de voz.

    Depois de postergadas as Linhas 14-Onix, 18-Bronze, Arco Sul, Metrô de superfície para Linha 10-Turquesa, Trens intercidades para Santos, eis anunciado o início da Linha 20-Rosa.

    Com relação a esta Linha 20-Rosa, um detalhe chama a atenção, é que seus terminais Lapa e em Santo André chegam exatamente nas Linhas 7 e 10 da CPTM que possui uma 3ª linha ociosa entre Capuava e Brás, e sua conclusão é para após 2031, ficando claro que é melhor investir na CPTM , inclusive para receber os Trens Intercidades.

    E daqui a pouco chega aqui para comentar, aquele garoto propaganda oficial do governo travestido de usuário, escrevendo para explicar para nós leigos que houve um exaustivo estudo de demanda, que a troca de modal foi ótima, múltiplas baldeações evitáveis e aglomerações são aceitáveis, assim como o vãos acima de 10cm entre a plataforma e os vagões na CPTM são normais, o planejamento e orçamento da engenharia foi exemplar, o cronograma tem sido seguido a risca e que nós, por não sermos especialistas temos que aceitar sem contestar.

    “Pode-se enganar a todos por algum tempo; pode-se enganar alguns por todo tempo; Mas não pode-se enganar a todos por todo tempo. Abraham Lincoln.

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