Metrô habilita proposta para “naming rights” da estação Brigadeiro, da Linha 2-Verde

Estação Brigadeiro (Jean Carlos)
Estação Brigadeiro (Jean Carlos)

O Metrô de São Paulo, após analisar os documentos da proposta, decidiu habilitar a MENAT Representação Comercial a assinar contrato de concessão do direito de renomear parcialmente a estação Brigadeiro.

A empresa foi a única participante do leilão de “naming rights” da estação da Linha 2-Verde, realizado em 1º de novembro. Após oferecer um valor de R$ 126 mil, a empresa concordou em pagar R$ 155 mil mensalmente à companhia.

O próximo passo será a assinatura do contrato de cinco anos entre as duas empresas.

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A MENAT também venceu a concessão de naming rights da estação Anhangabaú, com um valor de R$ 120 mil, mas a habilitação nesse caso ainda não havia sido divulgada até a publicação deste artigo.

O Metrô havia tentado leiloar o nome de Brigadeiro por quatro vezes, com a melhor oferta de R$ 130 mil, feita pela DSM, empresa que detém os direitos de Carrão, Penha e Saúde.

Naming rights em Carrão (Jean Carlos)

A DSM, no entanto, está proibida momentaneamente de participar de licitações por conta de um problema com o contrato de naming rights da estação Clínicas.

O modelo adotado pelo Metrô prevê a cessão do direito de renomeação a qualquer empresa, não obrigatoriamente sendo ela a dona da marca a ser exibida.

Por conta disso, os participantes têm se resumido a empresas de marketing, que fazem o papel de intermediárias com os grupos interessados de fato em exibir seus produtos ou marcas.

A transação entre elas, em valor obviamente mais elevado que o oferecido ao Metrô, é sigiloso, o que impede saber se a companhia do estado está perdendo uma oportunidade ao não condicionar o uso do naming rights apenas ao vencedor da licitação.

As concessões de naming rights envolvem a cessão de um “sobrenome” comercial às estações. Ele é exibido em toda a comunicação visual da empresa, em mensagens de áudio e também na internet.

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