O plano de levar a Linha 13-Jade até a estação Palmeiras-Barra Funda ganhou contornos mais claros nesta quinta-feira (15) após a publicação dos editais de duas licitações de fiscalização e supervisão das obras pela CPTM.
O projeto, batizado como “Integração Centro da Linha 13-Jade”, também envolve a Linha 11-Coral e pretende promover diversas modificações e melhorias entre a estação Brás e Barra Funda. Em seu formato final, estima-se que as duas linhas poderão compartilhar vias nesse trecho graças ao aprimoramento do sistema de sinalização e energia, que deverá ser complementado pela modernização da Linha 12-Safira entre Tatuapé e Calmon Viana.
Os editais das licitações de supervisão revelam que a CPTM pretende executar “intervenções e obras de engenharia nas estações Barra Funda, Luz e Brás, na infraestrutura do trecho entre Luz e Barra Funda e implantação de Túnel(SIC) na estação Luz”, nesse caso possivelmente o projeto que fará uma nova ligação com a Linha 4-Amarela.
A justificativa da companhia para melhorar a integração da Linha 13-Jade ao sistema metroferroviário foi o reconhecimento de que nos horários de pico as viagens na Linha 12-Safira são desconfortáveis em virtude da demanda atual ser “bem superior à sua oferta (capacidade)”, diz o texto.

Os recursos que serão usados nesses contratos serão fornecidos pelos BNDES por meio de sobras de um empréstimo anterior não utilizado.
Propostas em análise
O principal contrato do projeto é o que envolve as obras de revitalização das vias entre Luz e Barra Funda, atualmente sem serviço. A licitação foi lançada pela CPTM em dezembro passado e após alguns adiamentos teve a sessão pública de recebimento de propostas realizada no dia 8 de abril.
O resultado, no entanto, ainda está em análise pela companhia, que não divulgou os participantes, apenas o valor de R$ 158 milhões como o mais baixo deles.

Segundo apurou o site, essa proposta foi feita pelo consócio Telar, cujos integrantes (além da Telar) não são conhecidos ainda. Outros três consórcios teriam entregue propostas com valores até R$ 173 milhões. Para efeito de referência, a CPTM estimava um custo de R$ 156 milhões para todo o projeto.
Apesar do anúncio positivo, a implementação de todas as mudanças deverá levar tempo. Se a CPTM assinar contrato nos próximos meses, a extensão até Barra Funda pode ficar pronta em 2024, caso não ocorram atrasos.
Outras modificações, como em Brás, devem fazer parte de outra licitação cujo escopo o secretário Alexandre Baldy afirmou envolver “uma adequação na região da Estação Brás para melhorar a circulação do Expresso Aeroporto”. Além disso, ele revelou também que a estação Barra Funda receberá novas escadas rolantes e elevadores.