Um acidente um tanto assustador mas sem vítimas fez com que a Linha 1-Azul do Metrô ficasse parada por mais de uma hora nesta quarta-feira (25). A causa foi surreal: uma placa de publicidade instalada no meio das vias dos trens na estação Vergueiro se soltou e um dos lados abriu invadindo a área por onde passam os trens. Uma composição acabou atingindo a placa de 500 kg abrindo um buraco na chamada máscara do trem. Não houve vítimas porém foi preciso interromper a circulação de trens até que a placa fosse retirada do local.
O choque foi gravado por usuários e mostram o momento do impacto entre o trem e a placa (veja abaixo). O diretor de operações do Metrô Milton Gioia explicou para a rádio Jovem Pan em entrevista que o painel acabou mobilizando sete funcionários para ser retirado. “É um conjunto de painéis de LED coberto por duas tampas. Uma das tampas se abriu indevidamente, um trem chocou-se contra essa tampa e todo o conjunto caiu entre as duas vias”, disse.
O novo painel foi desenvolvido pela empresa JCDecaux, que foi vencedora da concessão que visa explorar a publicidade no Metrô em estações e trens. Ao contrário do painel anterior, mais simples, esse conjunto possui um mecanismo interno de exibição dos anúncios e, ao que parece, não suportou a passagem dos trens que, mesmo dentro da estação, produzem uma circulação de ar forte. Com o episódio o Metrô optou por reduzir a velocidade dos trens durante a entrada nas estações Saúde e a própria Vergueiro por temer um acidente semelhante.
Experiência com mídia em mobiliário urbano, aeroportos e metrôs
A empresa de origem francesa é, por exemplo, responsável pelos relógios da cidade de São Paulo. O contrato com o Metrô de São Paulo foi assinado há quase um ano por um valor de R$ 375 milhões. Ela explorará os espaços publicitários por 10 anos em 142 trens e 52 estações das linhas 1, 2 e 3. Para isso precisará investir R$ 20 milhões na modernização desse inventário – o painel em questão já era um item desse investimento.
Num primeiro momento, a JCDecaux tem substituído ou acrescentado seus novos paineis, mas o projeto contempla o lançamento de novos formatos mais modernos.
