Presidente da CPTM admite aposentar trens da Série 3000

Com apenas 20 anos em serviço, trens da Série 3000 podem ser aposentados (CPTM)

Às vésperas do leilão de cinco vagões da Série 1700, o presidente da CPTM, Pedro Moro, admitiu que outros trens podem ser desativados em breve, a Série 3000. Em resposta a um seguidor, que lamentava o estado precário dos cinco trens, o executivo respondeu que “a serie (SIC) 3000 está em estudo para não mais fazer parte da frota operacional da CPTM“.

A revelação causa certo espanto já que as composições, fabricadas pela Siemens, são relativamente novas. A primeira unidade foi entregue à companhia em novembro 2000, portanto há exatos 20 anos. Eles foram fabricados na Alemanha com componentes também fornecidos pela Mitsubishi no Japão e foram os primeiros, juntamente com a Série 2000, a exibir alguns padrões atuais da CPTM como ar-condicionado e vagões com quatro portas.

No entanto, foram considerado problemáticos, com seguidas falhas e manutenção precária. Por conta disso, sua disponibilidade para serviço sempre foi crítica e presa à Siemens por contrato. Eles estrearam na Linha 9-Esmeralda, passaram pela Linha 7-Rubi e estão sendo usados na Linha 10-Turquesa há alguns anos, sobretudo no Expresso Linha 10.

No ano passado, a CPTM chegou a cogitar licitar uma revisão geral nos 40 carros produzidos, mas o programa não saiu do papel. Segundo o site Rede Noticiando,em janeiro, pouco antes da pandemia, apenas dois dos cinco trens estavam efetivamente em operação.

Embora seja uma série problemática, o trem alemão é parte importante da frota da CPTM, que ainda carece de um número adequado de composições para atender a demanda de suas sete linhas. Com os projetos de modernização desses ramais será necessário incrementar a quantidade de trens circulando e a empresa está na dependência do sucesso da concessão das linhas 8 e 9 para a iniciativa privada a fim de contar com o reforço de 30 unidades no futuro.

O site enviou questionamentos à CPTM para entender as razões que levaram a empresa a descartar a Série 3000 em seu planejamento. De acordo com a empresa, “A CPTM está readequando a frota conforme a necessidade operacional, de forma a padronizar as linhas e a utilização das composições, que seguem critérios técnicos. Segundo o presidente da CPTM, Pedro Moro, a baixa patrimonial da série 3000 está em estudo e, caso a Companhia opte por esta alternativa no futuro, também seguirá critérios técnicos“.

Atualizado às 12h30 para inclusão da resposta da CPTM.

 

 

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