Nesta semana o presidente da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos – CPTM, Pedro Moro, voltou a receber representantes de sites e blogs especializados em mobilidade urbana. Moro fez um balanço de seis meses de sua gestão e viu como positivo ações como o fim da integração em Guaianazes, além da renovação da frota na Linha 10-Turquesa.
“Estou há 12 anos e sei quanto é difícil essa empresa cumprir um prazo. Um trabalho grande de gestão. A gente simplesmente deu um foco no que precisava”, afirmou Moro, que tem sido ativo nas redes sociais, assim como o secretário dos Transportes Metropolitanos Alexandre Baldy e o presidente do Metrô, Silvani Pereira, refletindo o perfil do governardo João Doria.
Veja a seguir alguns pontos da entrevista:
34 novos trens
Aquela que talvez foi a notícia mais importante da noite foi o anúncio de uma licitação para aquisição de 34 novos trens. Boa parte, segundo Moro, deve ir para a Linha 10-Turquesa, mas outros trechos devem receber o material rodante, como a Linha 11-Coral, com a redução no intervalo, e uma possível expansão do Expresso Leste até Palmeiras-Barra Funda, além da extensão da Linha 9-Esmeralda do Grajaú até Varginha.
O edital deve ser lançado ainda neste ano.
Série 3000
Moro ainda disse que neste ano deve ser iniciada a revisão geral nos trens da série 3000. A frota atualmente presta serviço na ferrovia entre o Brás e Rio Grande da Serra, mas a disponibilidade das composições da Siemens tem sido baixa. De cinco unidades, geralmente uma ou duas presta serviços.

Estação João Dias
O presidente da companhia disse que a meta é iniciar as obras ainda neste ano. Atualmente a CPTM está debruçada em questões como alterações viários no entorno, além de possíveis alterações na circulação dos trens da Linha 9. Intermediária entre as estações Santo Amaro e Granja Julieta, a parada da Linha 9-Esmeralda será bancada pela empresa Tegra, que construiu um conjunto empresarial em frente ao local e quer com isso facilitar o acesso dos funcionários das empresas que se instalarem ali.
Sinalização
Moro disse que entre agosto e setembro deve ser retomado o processo da troca da sinalização dos trens nas linhas 10-Turquesa, e na sequência a Linha 11-Coral, o que deve permitir reduções no intervalo até 3 minutos. Atualmente, a CPTM sofre com intervalos altos por conta do sistema menos eficiente que o do Metrô, além de restrições em alguns trechos de vias. Além dos dois ramais, a Linha 12-Safira teve um novo edital lançado para reduzir seu intervalo para 3 minutos.
Trem Intercidades
O presidente da operadora afirmou que ainda não foi batido o martelo sobre a escolha do material rodante com propulsão a biodiesel, mas que a opção é atrativa no ponto de vista financeiro, já que a escolha poderia reduzir custos na ordem de R$ 1 bilhão.
“Boa parte dos custos está ligada à parte de energia tanto a eletrificação quanto a alimentação. Todo o processo de energia é caro. A solução do biodiesel vem na esteira que você não tem necessidade de eletrificação”, afirmou Pedro Moro.
Concessões
Moro disse que atualmente está sendo finalizadas as modelagens econômica e financeira das Linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda, que as audiências públicas devem ocorrer nos próximos meses, e não descarta um plano de demissão voluntária entre os trabalhadores. Além das duas, que serão concedidas em conjunto, também a Linha 7 entrará num pacote que envolve o Trem Intercidades.
Expresso Turístico
Moro descartou a ida do Expresso Turístico até Santos. Disse que a viagem até a Baixada Santista foi apenas para analisar a via para o projeto de Trem Intercidades. Na época dos testes, o próprio governador confirmou que criaria uma linha turística para o litoral como parte inicial do trem regional.
