A CPTM adiou a sessão pública de recebimento das propostas para a licitação de serviços de engenharia especializada para a elaboração de projeto executivo, fornecimento e implantação dos sistemas de rede aérea de tração, sinalização/SCT, suprimento de energia de tração e via permanente para a extensão da Linha 13-Jade, no trecho Luz-Barra Funda.
Antes prevista para a próxima sexta-feira, 26, a sessão agora está marcada para ocorrer no dia 10 de março, ou seja, daqui a duas semanas. A CPTM não explicou os motivos do adiamento em nota publicada no Diário Oficial de hoje.
A obra, que será custeada com sobras de financiamento de outros projetos, pretende aproveitar as vias não utilizadas nesse trecho para levar não só a Linha 13 como também a Linha 11-Coral até a Barra Funda.
Nesse cenário desenhado pela companhia, a imensa estação ao lado do Memorial da América Latina centralizará a maior parte das baldeações entre vários ramais: as linhas 7-Rubi, 8-Diamante, 11-Coral e 13-Jade, além de no futuro abrigar o Trem Intercidades com destino à Campinas.

Curiosamente, a Linha 11 já atendeu Barra Funda, em 1994, pouco tempo depois que a CPTM assumiu as linhas da CBTU, mas o serviço de baixa qualidade acabou suspenso.
Embora pareça simples, o projeto envolve refazer as vias, incluindo trilhos, alimentação de energia e sistemas praticamente do zero. Será preciso construir uma nova subestação de energia para ampliar o fornecimento no trecho, além de mudanças no desenho das vias.
Conforme mostrou o site em detalhes, o contrato é de longo prazo, com 36 meses para execução, o que jogará a entrega para 2024 caso não surjam imprevistos. O orçamento para o serviço é de R$ 156 milhões.
Quando passar a funcionar, o novo trecho trará um alívio importante para a estação da Luz além de tornar a Linha 13-Jade mais atraente. Bem maior, a estação Palmeiras-Barra Funda terá condições mais adequadas de distribuir as baldeações, incluindo a possibilidade de acessar a Linha 3-Vermelha do Metrô.