Enquanto o governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) estava no canteiro de obras da futura estação PUC-Cardoso de Almeida (Linha 6-Laranja) na manhã desta quarta-feira (31), do outro lado da cidade o maior tatuzão já operado no Brasil seguia escavando na Zona Leste.
Tarcísio foi prestigiar a chegada do Tatuzão Sul, uma das duas máquinas que abrem os túneis da Linha 6, uma PPP em sociedade com a LinhaUni. Mas foi o próprio governador que chamou a atenção para o que ocorria longe dali.
Em meio ao discurso, o governador destacou o fato de São Paulo ter no momento três tuneladoras em atividade simultânea. Não se trata, no entanto, da primeira vez que isso ocorre já que a Linha 5-Lilás usou três equipamentos ao mesmo tempo, mas dois deles de menor porte.
A novidade foi a previsão que “Cora Coralina”, nome de batismo da tuneladora da Linha 2-Verde, chegará à futura estação Vila Formosa em março.
Quase no mesmo momento, o Metrô de São Paulo, que é responsável pela expansão da Linha 2 até a Penha, publicou em seu perfil em redes sociais que o tatuzão do consórcio CML2 já havia avançado 230 metros e que já se aproximava metade do caminho até sua primeira parada.

Como mostramos aqui, o CML2 fez uma pausa nas escavações em meados de dezembro para montar o último módulo do TBM (Tunnel Bore Machine, como é conhecido em inglês).
Siga o MetrôCPTM nas redes: WhatsApp | Facebook | LinkedIn | Youtube | Instagram | Twitter
Após as festas de fim de ano, a tuneladora voltou à atividade em 6 de janeiro. A distância aproximada entre o Complexo Rapadura, de onde ela partiu, e Vila Formosa, seria de 650 metros, portanto, faltariam cerca de 400 metros para serem escavados.