Trem SP-Sorocaba tem audiências públicas lançadas
Apresentações do projeto do Trem Intercidades Eixo Oeste ocorrerão entre 25 e 29 de maio na capital, Sorocaba e São Roque

A Secretaria de Parcerias em Investimentos (SPI) publicou nesta quarta-feira, 14, as datas das audiências públicas para apresentação do projeto do TIC Eixo Oeste, trem regional que ligará a estação Água Branca, na capital, à Sorocaba.
Serão três audiências a serem realizadas entre 26 e 29 de maio, sempre às 11 horas e em três localidades diferentes. Confira a agenda:
26 de maio de 2025, às 11h00 – Sorocaba/SP
Local: Câmara dos Vereadores
Endereço: Av. Eng. Carlos Reinaldo Mendes, 2945 – Além Ponte, Sorocaba
28 de maio de 2025, às 11h00 – São Roque/SP
Local: Câmara dos Vereadores
Endereço: R. São Paulo, 355 – Centro, São Roque
29 de maio de 2025, às 11h00 – São Paulo/SP
Local: Auditório do Departamento de Estradas de Rodagem – DER
Endereço: Av. do Estado, nº 777, 5º andar, Bom Retiro, São Paulo/SP

Serviços expressos e parador
Além da participação presencial, as audiências poderão ser acompanhadas via internet por link a ser disponibilizado.
As audiências se somam a consulta pública como forma de abrir a possibilidade à sociedade de sugerir mudanças ou pedir esclarecimentos sobre projetos. Trata-se de uma exigência da lei.
O Trem Intercidades Eixo Oeste é o segundo do gênero a ser leiloado pelo governo do estado. O primeiro foi o TIC Eixo Norte (SP-Campinas), que será implantado e operado pela TIC Trens.
Já o trem regional para Sorocaba terá tanto um serviço expresso e também parador em seus quase 90 km de extensão.
Além das estações terminais estão previstas paradas em Brigadeiro Tobias, São Roque, Amador Bueno e Carapicuíba). O preço da passagem começará em R$ 5,70 para um trecho menor, subindo gradativamente conforme o destino.

Projeto deve ir a leilão no final do ano
Ao contrário do trem de Campinas e Jundiaí, o novo TIC usará vias duplas em toda sua extensão, o que deve tornar o serviço mais regular e eficiente.
O plano do governo é lançar o edital no terceiro trimestre e realizar o leilão até o final do ano. Com isso, o contrato seria assinado no início de 2026.
O cronograma revelado pela SPI prevê o início do serviço por volta de 2033.
O site está fazendo uma série de matérias sobre o novo trem entre São Paulo e Sorocaba. Veja mais detalhes do projeto nas matérias abaixo: