Trens regionais para São José dos Campos e Santos ficarão para o próximo governo
Secretaria de Parcerias em Investimentos reprogramou cronograma, com editais previstos para 2027

Com vários projetos em gestação para leilão nos próximos meses, o governo Tarcísio de Freitas (Republicanos) decidiu postergar os trens regionais para São José dos Campos (TIC Eixo Leste) e Santos (TIC Eixo Sul) para 2027.
É quando passou a ser prevista a publicação dos editais de ambos, segundo cronograma divulgado pela Secretaria de Parcerias em Investimentos (SPI).
Antes ambos estavam programados para terem os editais publicados no 4º trimestre de 2026, ou seja, no fim do atual mandato.
No novo cronograma, o TIC para São José dos Campos deverá ter o edital liberado no 1º trimestre de 2027, com o leilão ocorrendo no 2º trimestre e a assinatura do contrato no 3º trimestre.

O Trem Intercidades para a Baixada Santista, por sua vez, ficou mais distante: o edital agora é previsto para o 3º trimestre de 2027, o leilão no final de 2027 e o contrato, no começo de 2028.
Ou seja, serão certames a cargo do próximo(a) governador(a). No entanto, pelo que indica o noticiário político, o atual governador pretende disputar a reeleição pelo governo do estado.

Projeto mais simples versus desafio de engenharia
A prioridade para o TIC Eixo Leste não surpreende já que se trata de um projeto mais simples e que pode atingir velocidades médias mais elevadas.
Com estudos previstos para ser concluídos no final de 2026, o projeto tem investimento estimado em R$ 10 bilhões e poderá ter entre 80 e 130 km, a depender do traçado escolhido.

Já o TIC Eixo Sul tem pela frente um enorme desafio, que é vencer a diferença de altitude da Serra do Mar. O governo avalia diversas alternativas, entre elas usando o eixo das linhas 10-Turquesa e 9-Esmeralda ou até mesmo o canteiro central da Rodovia dos Imigrantes.
O custo estimado até aqui é de cerca de R$ 15 bilhões, mas isso pode variar bastante em virtude do trajeto e do método a serem escolhidos. Os estudos têm previsão de conclusão apenas no início de 2027.
Tranquilo esse adiamento, importante é tirar do papel os outro que foram iniciados e não deixar de expandir a rede metroferroviária em momento algum.