Tribunal de Contas da União sinaliza preferência por ônibus em vez de people mover no Aeroporto de Guarulhos

Projeto de estação do People Mover do aeroporto de Guarulhos (ARUP)

O “people mover” cotado para ligar a Linha 13-Jade aos terminais do Aeroporto de Guarulhos não teria convencido ainda o Tribunal de Contas da União (TCU), segundo afirmou a coluna Painel, da Folha de São Paulo nesta quinta-feira, 20. De acordo com o artigo, o órgão de controle das contas públicas federais considera a oferta de ônibus gratuito da concessionária GRU Airport satisfatória para a necessidade atual.

O posicionamento prévio do TCU é um grande obstáculo para que a prometida ligação por trilhos com o maior aeroporto do país seja implantada. A razão é que os cerca de R$ 200 milhões necessários para construir o sistema de transporte automatizado com os três terminais de passageiros será bancado pelo governo federal por meio de um “desconto” na outorga da GRU Airport – a concessionária paga cerca de R$ 1 bilhão por ano para a União.

A solução costurada pelo governo Doria em maio do ano passado para melhorar a conectividade com a rede metroferroviária envolve majoritariamente o governo federal – ao estado cabe apenas apoiar o projeto com seu expertise. A construção ficará a cargo da GRU Airport que recebeu diversas propostas de empresas interessadas e as encaminhou à ANAC, a agência nacional de aviação civil, para análise.

Segundo a agência explicou a este site, “a ANAC fará análise inicial da documentação recebida, solicitando eventuais complementações que se façam necessárias. Finalizada essa etapa, os estudos serão encaminhados à Secretaria Nacional de Aviação Civil, do Ministério da Infraestrutura, órgão que está conduzindo o pleito”.

O governador João Doria, no entanto, tem afirmado que o “people mover” deverá ficar pronto até o final de 2021 ou começo de 2022. Quando apresentou a solução, o tucano havia previsto que a solução entrasse em funcionamento em maio de 2021 e que as obras teriam início em setembro do ano passado. No entanto, uma fonte no governo federal ouvida pelo site considerou o assunto complexo e que envolve etapas delicadas como aditivo ao atual contrato de concessão do aeroporto.

Ònibus que liga os terminais do aeroporto de Guarulhos à estação da CPTM: baixa demanda não convenceu o TCU ainda

Baixa atratividade

Ainda de acordo com o jornal, envolvidos no projeto acreditam que será preciso mais argumentos para convencer os ministros do TCU da necessidade do “people mover”. Um deles é o fato de que a perspectiva de demanda deverá aumentar bastante com o passar dos anos.

Há de se reconhecer que a visão atual do TCU tem algum sentido. Se o “monotrilho” estivesse funcionando hoje possivelmente o número de passageiros que usariam a Linha 13-Jade para chegar ao aeroporto continuaria baixo. Como este site afirmou na época da inauguração do ramal da CPTM, o grande problema em usar o modal está na sua baixa atratividade por conta das inúmeras conexões, dos intervalos elevados e da velocidade reduzida da linha.

Utilizar um ônibus para ir aos terminais é, sem dúvida, desconfortável e quase impraticável em viagens internacionais, porém, isso é uma dificuldade menor do que utilizar o Expresso Aeroporto, serviço que liga a estação da Luz à estação Aeroporto Guarulhos sem paradas. Embora faça a viagem em tempo menor do que outros meios, o trem parte em intervalos muito espaçados, o que impede qualquer planejamento ou imprevisto.

A ligação comum pela estação Engenheiro Goulart, por sua vez, exige muitas trocas de trens e a utilização da sobrecarregada Linha 12-Safira, o que desestimula a maior parte das pessoas. A melhor opção para chegar ao aeroporto é, sem dúvida, o Connect, que parte da estação Brás, mais bem conectada com outros ramais, e que mesmo sendo um serviço parador permite viajar com certo conforto em parte do dia. O problema é que são poucas partidas e em horários de menor demanda por enquanto.

Para se tornar uma alternativa vantajosa para passageiros do aeroporto, será preciso também um esforço mais claro do governo do estado em aprimorar o serviço da Linha 13, reduzindo seus altos intervalos de 20 minutos e modernizando o quanto antes as vias entre Engenheiro Goulart e Brás para que seja possível ampliar de forma significativa a oferta no trecho. No entanto, os projetos que farão isso encontram-se atrasados.

Enquanto isso não ocorre, o “people mover”, caso saia do papel, será uma extensão da Linha 13 no que diz respeito ao vazio de seus vagões.

Linha 13-Jade: ramal ainda está longe de oferecer viagens práticas e com intervalos decentes até o aeroporto (CPTM)
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