Os passageiros da Linha 5-Lilás, operada pela ViaMobilidade, passaram a contar com uma novidade nas telas localizadas nas plataformas das estações, a informação de status do serviço.
Os paineis agora exibem como está a operação na malha sobre trilhos em um formato similar ao de outros linhas. A Linha 3-Vermelha, do Metrô, também passou a fazer algo semelhante.
A tecnologia usada, no entanto, ainda não se equipara a que irmã da ViaMobilidade, a ViaQuatro, oferece aos usuários da Linha 4-Amarela.
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No ramal considerado o mais moderno do país, os paineis informam sobre o tempo de espera para o próximo trem e também a lotação de cada carro.
É um dado útil e que facilita a vida do passageiro já que ele pode planejar sua viagem e buscar mais conforto em partes mais vazias do trem.
Até mesmo para a operação, esse tipo de informação é oportuna já que uma melhor disposição de pessoas facilita embarques e desembarques, evitando atrasos.
Sistemas e soluções diferentes
Embora também opere com o sistema CBTC como na Linha 4, a Linha 5-Lilás usa um software da Alstom e não da Siemens.
Por razões não esclarecidas, a empresa francesa até hoje só oferece o recurso nas linhas 1-Azul e 2-Verde.

Um possível motivo é que o software da Linha 5 e também da Linha 15 foi originalmente desenvolvido pela Bombardier, hoje parte da Alstom.
O sistema sobre trilhos em São Paulo, com diversas operadoras, também carece de um padrão de tecnologia para a informação aos usuários.
A CPTM, por exemplo, está implantando uma solução bastante abrangente que visa oferecer paineis sensíveis ao toque e informações em tempo real do serviço. Mas sua iniciativa é isolada, não sendo replicada por outras companhias.