O ano de 2022 não foi bom para a ViaMobilidade nas Linhas 8 e 9. O site obteve com exclusividade, por meio da Lei de Acesso à Informação, o desempenho operacional das duas linhas no período entre agosto e dezembro do ano passado.
Essa avaliação mensal tem como objetivo não apenas cobrar um serviço adequado aos usuários, como também estabelecer multas e redução no valor pago à concessionária caso não cumpra os requerimentos previstos no contrato.
No entanto, as linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda rotineiramente ganham destaque devido às diversas ocorrências que interferem na operação. As mais recentes resultaram no descarrilamento de um trem e na movimentação de vagões e locomotivas.
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Buscando uma avaliação em termos mais objetivos, solicitamos os indicadores oficiais de desempenho da concessão. Abaixo estão listados todos os indicadores avaliados:
- TMP (Tempo médio de percurso nos picos)
- OCP1 (Ocupação em Hora de pico por carga)
- ICO (Cumprimento da Oferta Programada)
- IAL (Acidentes com Passageiros na Linha)
- IOL (Incidentes)
- IRG (Reclamações Gerais da Linha (IRG))
- ISP (Indicador Geral de Satisfação do Passageiro)
- IQS (Índice de Qualidade do Serviço Prestado)
O site fez uma matéria detalhada explicando o que representa cada um dos indicadores de desempenho. Vale lembrar que a nota é medida de 0 (nota mínima) até 1 (nota máxima).

Tempo médio de percurso nos picos
Na Linha 8-Diamante, a ViaMobilidade conseguiu cumprir o tempo de viagens de seus trens durante o período analisado, obtendo assim nota máxima.
Na Linha 9-Esmeralda, é possível perceber uma série de oscilações. Durante os meses de setembro e dezembro a empresa cumpriu com o tempo de viagem, mas em agosto o intervalo foi muito afetado, gerando nota de 0,19. Isso significa que o tempo de viagem foi muito maior neste período.

A meta estabelecidade prevê que o tempo de viagem seja cumprido pela concessionária em 99% da operação. Caso até 95% das viagens não cumpra o tempo estabelecido a nota é zerada.
Ocupação em Hora de pico por carga
Linha 8-Diamante: o desempenho da ocupação foi melhor do que o registrado na Linha 9. Em quatro dos cinco meses analisados a empresa obteve nota máxima.
Linha 9-Esmeralda: os indicadores foram máximos em três períodos analisados e variaram em setembro e novembro, sendo o valor mais crítico de 0,61. Isso significa que os trens neste período circularam com superlotação (mais de 6 passageiros/m²)

A meta estabelecida é de no máximo 1% dos trens esteja em estado de superlotação. Caso esse valor ultrapasse 5% a nota é zerada.
Cumprimento da Oferta Programada
O indicador sofreu grande variação no início das medições. As linhas 8 e 9 obtiveram nota zero em agosto. Nos meses seguintes as oferta de trens passou a ser normalizada na Linha 8-Diamante.
A Linha 9-Esmeralda é a mais instável e não atingiu em nenhum momento os indicadores máximos de oferta programados. No mês de novembro, atingiu 0,27, mas teve grande alta em dezembro com 0,84.

A meta da empresa é que 99% das viagens programadas sejam cumpridas no pico e no vale. Caso esse valor de viagens ofertadas seja menor que 98% no pico e 95% no vale a nota é zerada.
Acidentes com Passageiros na Linha
Este indicador mostra problemas graves nas Linhas 8 e 9. Na Linha 8-Diamante o indicador de acidentes se manteve em níveis abaixo de 0,5 em todo o período. Ou seja, distante da meta de nota 1 (quanto mais perto de zero, mais acidentes por passageiros transportados).
Na Linha 9-Esmeralda a ViaMobilidade obteve nota zero durante seis meses consecutivos. Isto indica que o número de acidentes no ramal é elevado a ponto de ultrapassar o intervalo mínimo e ideal e aponta a necessidade de medidas urgentes.

A limite das linhas é não ultrapassar um acidente por milhão de passageiros transportados. Caso esse valor ultrapasse 2 acidentes por milhão, a nota é zerada.
Incidentes
O indicador de incidentes é um dos piores registrados em ambas as linhas. Para se ter uma noção, durante 4 meses seguidos as Linhas 8 e 9 não cumpriram a meta mínima neste parâmetro. A Linha 8 apenas em agosto obteve nota satisfatória, atingindo o valor máximo de 1.
A Linha 9-Esmeralda obteve durante seis meses seguidos nota zero, evidenciando o alto índice de problemas no ramal. Este número associado com os acidentes é extremamente preocupante.

As metas de incidentes na Linha 8 são de 15 incidentes por mês e na Linha 9 são de 12 incidentes por mês. A fórmula de incidentes considera 0,5 pontos pra atrasos leves, 1 ponto para atraso grave, 2 pontos para evacuação na plataforma e 4 pontos para evacuação em via.
Reclamações Gerais da Linha
Ironicamente a concessionária obteve, tanto para Linha 8-Diamante quanto para a Linha 9-Esmeralda, notas máximas no índice de reclamações, ou seja, apesar da operação dar sinais de não estar no nível ideal, isso não se reflete neste indicador.
Cabe salientar que são consideradas apenas as reclamações formalizadas por meios oficiais, ou seja, por meio da ouvidoria da concessionária. Reclamações em redes sociais, apesar de gerar forte engajamento, não são consideradas neste índice.

A meta da empresa é obter valores menores a 21,22 reclamações/milhão de passageiros transportados na Linha 8 e 28,18 reclamações por milhão na Linha 9. Caso esses valores sejam maiores que 21,72 e 28,68 reclamações/ milhão de passageiros nas linhas 8 e 9 respectivamente, a nota será zerada.
Indicador Geral de Satisfação do Passageiro
O índice de satisfação do passageiro, conforme demonstrado pelo site anteriormente, atingiu nota zero no segundo semestre em ambas as linhas. Os dados expostos nos indicadores confirmam a informação já exposta.
Fizemos um artigo detalhado analisando a opinião dos passageiros quanto à operação da ViaMobilidade no primeiro semestre e também no segundo semestre de 2022.

A meta da concessionária é obter valores acima de 85% para a Linha 8-Diamante e 72% para a Linha 9. Caso estes valores sejam inferiores a 70% e 57% para as linhas 8 e 9 respectivamente, a nota será zerada.
Índice de Qualidade do Serviço Prestado
O IQS é o retrato mais fiel da operação das Linhas 8 e 9 e leva em consideração todos os indicadores acima através de média ponderada. É possível observar algumas tendências através de gráficos.
Nos meses iniciais as linhas registram seus valores mais baixos. Em agosto a Linha 9-Esmeralda chegou a ter nota 0,28 na qualidade de sua operação. Os números tiveram aumento em setembro. Em outubro houve queda nos indicadores de ambas as linhas.

A situação piorou em novembro na Linha 9-Esmeralda e teve tímida melhora na Linha 8 que permaneceu com tendência crescente em dezembro. No final de ano a Linha 9 deu um salto de qualidade, mas ainda muito abaixo numa visão mais ampla.
No final de 2022 as linhas registram notas de 0,67 para a Linha 8-Diamante e 0,57 para a Linha 9-Esmeralda, mostrando que o caminho para a melhoria do serviço ainda é longo.